Volatilidade

EZTEC (EZTC3): Resultado do 4T20

A EZTEC (EZTC3) divulgou na noite de quarta-feira (17), após fechamento do mercado, seus números referentes ao quarto trimestre de 2020. Seus resultados vieram em linha com as expectativas, com lucro líquido levemente acima.

A incorporadora apresentou uma contração de 15,0 por cento de sua receita líquida na comparação anual, registrando 262,2 milhões de reais no quarto trimestre. Esta queda refletiu principalmente a desaceleração dos lançamentos ocorridos no trimestre, que apresentaram um recuo de 59 por cento no ano contra ano, com VGV (Valor Geral de Vendas) de 380,8 milhões de reais no 4T20.

Outro fator que contribuiu para a queda da receita foi a contração das vendas contratadas pela EZTEC no período, que apresentaram recuo de 48 por cento na comparação anual. No acumulado do ano, esta queda foi de 23 por cento, totalizando 1,2 bilhão de reais no ano.

Seu lucro bruto reportado registrou 104,8 milhões de reais no trimestre, com queda de 15 por cento na comparação ano contra ano. Sua margem bruta apresentou avanço de 0,2 pontos, apenas, encerrando o período com 40,0 por cento.

O lucro líquido veio acima das expectativas (126 milhões de reais), registrando 139,6 milhões de reais no trimestre, com alta de 30 por cento em relação ao mesmo período em 2019. Apesar dos resultados mais contidos de receita, a linha de lucro líquido conseguiu apresentar melhores resultados, beneficiada por um forte resultado financeiro, com este respondendo sozinho por 55 por cento do lucro do 4T20. O retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) foi de 14 por cento em 2020.

Por fim, a empresa ainda anunciou uma distribuição potencial de dividendos de 96 milhões de reais, o que representa um rendimento em dividendos de 1,3 por cento.

E Eu Com Isso?

O resultado da Eztec veio levemente abaixo das expectativas, compensadas por um expressivo lucro líquido, acima do consenso. Dessa forma, esperamos um impacto de neutro a levemente positivo no preço das ações da companhia (EZTC3) para o curto prazo.

O resultado financeiro robusto, que atingiu sua máxima histórica, tanto anual quanto trimestral, foi o responsável por sustentar a alta do lucro líquido do período. Este resultado foi turbinado pela alta da inflação medida pelo IGP-M que corrige a sua carteira de recebíveis, que é indexada a mais de 90 por cento do seu saldo devedor. Assim, em 2020, o resultado financeiro foi responsável por 41 por cento do lucro líquido.

A EZTEC ainda apresentou um consumo de caixa de 219 milhões de reais no 4T20, consequência de suas aquisições que foram aceleradas no período. No trimestre, a Companhia desembolsou um total de 238 milhões de reais em 19 terrenos diferentes, sendo que somente 4 foram adquiridos no próprio trimestre.

A companhia também registrou no período uma velocidade de vendas no período de 13 por cento contra uma velocidade de 21,3 por cento apontada no mesmo período em 2019. No acumulado de 2020, este indicador foi de 37,7 por cento contra 45,2 por cento do ano anterior.

Ademais, como perspectivas para o setor, entendemos que o recente aumento da taxa básica de juros pode afetar a demanda por imóveis no médio prazo, pois existe a possibilidade de aumento no custo do financiamento imobiliário devido à esperada elevação da taxa Selic até o final de 2021 (projeção de terminar 2021 em 4,5 por cento ao ano). Mais importante que o aumento dos juros de curto prazo, no entanto, é o comportamento dos juros longos, uma vez que o financiamento imobiliário, sendo um empréstimo de longo prazo, tem seu custo atrelado aos juros de longo prazo também.

Apesar disso, no entanto, o custo do financiamento imobiliário permanece em patamares historicamente baixos, com ampla oferta de crédito imobiliário que é suportado pelo grande saldo da poupança. Além disso, acreditamos que a demanda por imóveis saiu mais forte da pandemia, um cenário benéfico para a companhia, estimulando a população a realizar aquisições de imóveis próprios.

O principal catalisador para as ações da Eztec é a forte previsão (guidance) de lançamentos em 2021, com Valor Geral de Vendas (VGV) de 2,8 a 3,3 bilhões de reais. A companhia tem sólida posição de caixa líquido de 1,1 bilhão de reais para suportar esse crescimento no segmento de média e alta renda, principalmente na região metropolitana de São Paulo.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Sinqia (SQIA3): Resultado do 4T20.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Diários da CPI | Política sem Aspas

Chegou ao fim a primeira semana de funcionamento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, instalada no Senado Federal para apurar eventuais irregularidades e

Read More »
eletrobras
E eu com isso

Cronograma da privatização

Por ter sido enviada via Medida Provisória, que tem vencimento de 120 dias, a privatização da Eletrobras (ELET3/ELET6) está no radar do Congresso e de

Read More »
Adidas - Levante Investimentos
E eu com isso

Resultado da Adidas do 1T21

A Adidas apresentou nesta sexta-feira (7), antes da abertura do mercado na Europa, os seus resultados do primeiro trimestre do ano de 2021. Os números

Read More »
Edifício da JHSF - JHSF3 - Levante Investimentos
E eu com isso

Resultados da JHSF (JHSF3) do 1T21

A JHSF (JHSF3) apresentou nesta quinta-feira (6), após o fechamento do mercado, os seus resultados do primeiro trimestre de 2021. Os números da companhia vieram

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel