Levante Ideias - Helbor

Helbor (HBOR3): Resultado do 4T20

A Helbor (HBOR3) divulgou na noite de terça-feira (16), após fechamento do mercado, seus números referentes ao quarto trimestre de 2020. O resultado veio em linha com as expectativas, com números mais fracos em sua receita líquida compensados por um lucro líquido acima do esperado.

A receita operacional líquida veio um pouco abaixo das expectativas, apresentando queda de 34,0 por cento na comparação trimestral e contração de 52,7 por cento no ano contra ano, totalizando 212,7 milhões de reais no 4T20.

O lucro bruto, por sua vez, apresentou recuo mais contido na comparação trimestral, de 8,4 por cento, e avanço no ano contra ano, de 90,4 por cento, registrando 55,6 milhões de reais no quarto trimestre. Isso garantiu à companhia uma margem bruta ajustada mais atrativa, de 36,9 por cento, tendo avançado 20,5 pontos percentuais na comparação anual.

A queda na receita líquida foi compensada pela melhora da margem bruta e por um resultado financeiro mais positivo, o que impulsionou o lucro líquido que totalizou 26,2 milhões de reais no 4T20, aumento de 72,7 por cento em relação ao 3T20. O retorno sobre patrimônio líquido (ROE) anualizado foi de 8,2 por cento.

No lado operacional os destaques positivos foram: i) queda no cancelamento de vendas que totalizaram 19 milhões de reais no trimestre, equivalentes a 7,7 por cento das vendas brutas e;

ii) redução do nível de estoques prontos, que representaram 51 por cento das vendas no trimestre.

A empresa já havia divulgado o seu resultado operacional, com destaque negativo para o percentual de vendas de lançamentos de 40 por cento em 2020, o que pode ser explicado pela concentração dos lançamentos no final do ano.

Por último, a companhia teve consumo de caixa de 25,9 milhões de reais no trimestre, explicado pela aquisição de terrenos.

E Eu Com Isso?

Em nossa visão, a Helbor divulgou resultados mistos, com receita líquida abaixo do esperado compensada pelo aumento da margem bruta, com melhora no resultado financeiro que impulsionou o lucro líquido acima do esperado.

Deste modo, esperamos um impacto neutro no preço de suas ações (HBOR3) para o curto prazo. O papel da companhia ainda vem demonstrando um comportamento mais negativo em 2021, com desempenho abaixo do Ibovespa, com recuo de 31,4 por cento contra 4,2 por cento.

A companhia ainda apresentou uma queima de caixa no trimestre 25,9 milhões de reais, em decorrência dos desembolsos na aquisição de terrenos e construção de seus empreendimentos realizados no período.

Assim, a Helbor encerrou o ano com sua dívida líquida em 979,7 milhões de reais, com relação dívida líquida sobre patrimônio líquido (PL) de 77 por cento, avanço de 4 pontos percentuais na comparação anual, se considerado apenas o patrimônio líquido da controladora.

No final do ano passado, em 16 de dezembro, a companhia ainda reforçou em Fato Relevante às suas perspectivas (guidance) para os lançamentos em 2021, com a estimativa de 1,4 a 1,8 bilhões de reais em VGV de lançamentos com a participação da construtora. Esse número representaria um aumento de pelo menos 253 por cento em relação a 2020 e cerca de 61 por cento olhando para 2019, provavelmente um período com uma melhor base de comparação.

Tais projeções levam em conta fatores como: condições gerais da economia, do mercado, do setor imobiliário e, também, operacionais – sendo assim, sujeitas a alterações. No atual cenário, acreditamos que a companhia se encontra bem-posicionada para usufruir de uma retomada econômica e com um desconto atraente em relação às suas concorrentes.

Acreditamos que os dois principais riscos da Helbor são: i) nível ainda um pouco elevado de estoques, total de 1,6 bilhão de reais em VGV, dos quais 49 por cento de estoque pronto e; ii) nível mais elevado de endividamento em relação às empresas do setor, com relação dívida líquida/PL de 77 por cento.

Como catalisadores para a ação em 2021, consideramos, além da implementação de seu guidance de lançamentos, a venda de seus estoques prontos, que hoje ainda carregam dívidas atreladas à crise de distratos em 2018. A venda de estoques deverá reduzir o endividamento

Apesar da recente alta da taxa de juros, esta ainda permanece em patamares historicamente baixos, sendo este um cenário benéfico para a companhia, uma vez que as pessoas possuem incentivo para realizar aquisições de casas próprias.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Helbor (HBOR3): Prévia do 4T20.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.