Levante Ideias - eletrobras

Emendas e mais emendas

Nos dois dias disponíveis, segundo o prazo regimental referente às Medidas Provisórias editadas durante a pandemia, para parlamentares apresentarem emendas, foram encaminhadas 570 emendas à discussão da MP 1.031/2021, que prevê a desestatização da Eletrobras por meio da diluição da participação majoritária da União.

Diante do elevadíssimo número de alterações propostas, o governo terá um grande desafio de articulação política para avançar com a Medida Provisória e ainda manter as premissas do texto original.

De acordo com o teor das emendas, pode-se afirmar que há pressão para aumentar diretamente o valor recebido pela União na renovação das concessões de 14 hidrelétricas – que deixariam de operar pelo regime de cotas (preços fixos e mais baixos) e migrariam para os preços livres –, retirando parte (ou o todo) dos recursos que seriam inicialmente destinados ao Tesouro Nacional e transferindo-os à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). Em outra frente, parlamentares concentram emendas para aumentar significativamente o montante de ações compensatórias espalhadas em diferentes regiões do País.

O texto original prevê 8,75 bilhões de reais aportados pela Eletrobras, em dez anos, para revitalizar o rio São Francisco (350 milhões/ano), reduzir o custo de energia no Norte (295 mi/ano) e recuperar as áreas de influência dos reservatórios de Furnas, no Sudeste (230 mi/ano). Grande parte das alterações propostas pelos deputados e senadores não alteram os montantes destinados, mas estendem o período de transferência destes recursos para 30 anos – triplicando, portanto, o valor inicial. Ainda, outro conjunto de emendas prevê um repasse de cerca de 230 milhões anuais para o Sul do País, para auxiliar nas operações da Eletrosul, uma das subsidiárias da Companhia.

Vale lembrar que o secretário de Desestatização do ministério da Economia, Diogo Mac Cord, alertou para a limitação das compensações, à medida que maiores valores podem secar os recursos que seriam destinados a investimentos na própria Eletrobras. O risco das emendas é ter um valor, com a capitalização, destinado à CDE e aos aportes muito maior que o previsto inicialmente.

Já outra frente, ligada a partidos de esquerda, concentra emendas no âmbito das garantias trabalhistas: em duas emendas apresentadas pelo PT, condiciona-se a capitalização à manutenção, por cinco anos, de pelo menos 90 por cento do atual quadro de empregados.

E Eu Com Isso?

A MP da Eletrobras será alvo de muitas discussões no Congresso Nacional nas próximas semanas, já que os prazos regimentais de tramitação são mais enxutos. A apresentação de 570 emendas ao projeto original, incluindo uma série de dificultadores do ponto de vista econômico, torna a missão de aprovar a MP ainda mais difícil, reforçando nossa postura cautelosa quanto à possibilidade de capitalização da estatal ainda este ano.

Apesar de não ter muito impacto nesta terça, o alto número de modificações ao texto original pode impactar negativamente no montante final da capitalização destinado ao Tesouro e à própria Eletrobras.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais: Agora vai.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.