Congresso nacional EECI Levante Ideias de Investimentos

Vitória do governo no Congresso

As eleições legislativas de 2021 foram uma vitória com V maiúsculo da articulação política do governo federal. Os dois candidatos apoiados por Bolsonaro, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e Arthur Lira (PP-AL) venceram os pleitos já no primeiro turno e tornaram-se, respectivamente, presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados para o próximo biênio. (2021-2022).

Na votação entre senadores, que começou à tarde, o clima foi bastante tranquilo – longe do que ocorreu em 2019, para quem se recorda – e todas as candidaturas avulsas foram retiradas, restando apenas os nomes de Rodrigo Pacheco e Simone Tebet (MDB-MS). Feita a votação, o favoritismo do mineiro se confirmou: dos 78 senadores presentes, 57 escolheram Pacheco e 21 votaram em Tebet, elegendo, assim, o democrata em primeiro turno.

Já na Câmara, o processo começou no início da noite e, até pelo maior número de candidatos, demorou mais. Os ânimos estavam mais exaltados devido aos recentes acontecimentos entre partidos e desentendimentos entre Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Lira em reunião no dia anterior ao pleito. Ao cabo, Lira recebeu 302 votos e Baleia Rossi, o segundo colocado, teve apenas 145. Sem sombra de dúvidas – por conta de o voto ser secreto – pesaram as dissidências em partidos que apoiavam oficialmente Baleia Rossi, como PSDB, PSB, PDT e até mesmo PT e MDB. Na conta oficial, contando com todos os deputados do bloco, Baleia daria 210 votos.

Uma vez eleito, Arthur Lira já tratou de anular a eleição dos demais integrantes da Mesa Diretora da Câmara, alegando que o bloco aliado de Baleia Rossi teria descumprido o horário limite para registro oficial e, portanto, não teria direito às cadeiras. Partidos aliados do MDB alegaram que o sistema interno da Câmara apresentou defeito e Maia, ainda presidente, acabou deferindo o pedido. Com a anulação, Lira terá direito a cinco das seis vagas da Mesa Diretora, mas as siglas de oposição devem recorrer ao Supremo Tribunal Federal para reverter o ato.

O governo agora tem dois nomes governistas no comando do Congresso Nacional, fato que deve modificar as relações entre Legislativo e Executivo nestes próximos dois anos, mas também significar um aumento de custos de coalizão – emendas parlamentares, cargos de primeiro e segundo escalão, entre outras demandas de sua base aliada.

E Eu Com Isso?

A expectativa construída em torno da vitória de ambos os candidatos do governo é de que ficaria mais fácil avançar com as reformas econômicas, colocadas de molho durante praticamente todo o ano de 2020. Por isso, os mercados devem reagir positivamente ao resultado.

O processo eleitoral e o resultado também colocam um ponto final nas discussões sobre o funcionamento do presidencialismo de coalizão no Brasil, nome dado ao conjunto de características do nosso regime político, que nunca saiu de cena e continua ditando as regras do jogo.

A realidade é que ter dois presidentes governistas tem suas vantagens, mas também seus custos, sendo o Planalto agora diretamente responsável – e não podendo usufruir de qualquer bode expiatório – pela agenda no Congresso. Ao mesmo tempo que investidores enxergam um horizonte com menos atrito entre os Poderes, também devem esperar por mais entrega em termos fiscais. No nosso diagnóstico, o resultado pouco muda a dinâmica de preservação das contas públicas dentro das regras fiscais, mas com o processo de reformas lento, porém contínuo.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais: Maia e o impeachment.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.