Levante Ideias - Petrobrás

Petrobras (PETR3/PETR4): novos contratos com a Braskem

Na terça-feira, 22 de dezembro, a Petrobras (PETR3/PETR4) anunciou em comunicado ao mercado a celebração de novos contratos de longo prazo para fornecimento de nafta petroquímica, além de etano e propano, para a companhia Braskem, nas suas unidades industriais em São Paulo e no Rio de Janeiro, respectivamente.

O novo contrato de fornecimento de nafta entra em vigor hoje, 23 de dezembro, após encerramento do atual contrato, e tem duração de cinco anos, até 31 de dezembro de 2025. O valor acordado é estimado em 19 bilhões de reais, sendo fornecido até 2 milhões de toneladas por ano pela Petrobras.

O contrato de fornecimento de etano e propano entra em vigor em 1º de janeiro de 2021, também com prazo de cinco anos, perdurando até dezembro de 2025. O valor acordado estimado é de 7,6 bilhões de reais, onde serão fornecidas quantidades para a produção equivalente de 580 mil toneladas por ano de eteno por parte da Braskem.

Em declaração em novembro desse ano, Pedro Freitas, vice-presidente de finanças e relações com investidores da Braskem, afirmou que o volume de nafta importada para atendimento à operação da companhia deve voltar a crescer em 2021 após redução esse ano em função de oportunidades para compra de nafta nacional em condições comerciais vantajosas.

Importante ressaltar que a Braskem vem reduzindo sua exposição à matéria-prima fornecida pela Petrobras desde 2015, sendo parte de sua estratégia de diversificação de suprimento. Até setembro, seu share de suprimento pela petroleira ficou em 62 por cento, volume que a empresa prevê ser menor em 2021.

E Eu Com Isso?

A notícia é positiva para a Braskem. A celebração desses novos contratos, em particular àqueles relacionados ao suprimento de nafta, garante o fornecimento em volume e preços predeterminados até dezembro de 2025, conferindo previsibilidade e estabilidade à Braskem independentemente de mudanças de gestão na Petrobras.

Também assegura o acesso a uma matéria-prima fundamental para o processo produtivo da companhia.

Entendemos também que esses contratos não colidem com a estratégia da Braskem de reduzir sua dependência da Petrobras, que permanece como sua principal fornecedora, mas com participação decrescente. Além disso, como foram firmados com base em referências de preços internacionais, há segurança de que não haverá conflito de interesses na precificação.

Em relação à Petrobras, vemos a notícia como positiva, dado que a celebração dos contratos favorece tanto o acionista da Braskem quanto seu processo de venda das refinarias, uma vez que o contrato garante um volume de venda para as refinarias a preços internacionais, valorizando-as.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Plano estratégico da Petrobras.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.