A ISA CTEEP anunciou a aquisição da empresa transmissora de energia elétrica Piratininga-Bandeirantes (PBTE), uma transmissora formada por uma única linha de transmissão subterrânea de 30 quilômetros situada na cidade de São Paulo.
A receita anual permitida (RAP) é de 172 milhões de reais para o ciclo 20/21, equivalente a cerca de 4,5 por cento da RAP consolidada da CTEEP.
O valor da aquisição é de 1,6 bilhão de reais, com incorporação de dívida líquida existente na PBTE de 292 milhões de reais. Esse desembolso será financiado por recursos próprios, na ordem de aproximadamente 20 por cento, e captações de terceiros de 80 por cento.
A concretização da operação está vinculada à aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE e dos acionistas da companhia, em conformidade com a Lei das S.A.
E Eu Com Isso?
Acreditamos que a aquisição é positiva para a companhia e esperamos impacto positivo no preço das ações (TRPL4) no curto prazo.
De acordo com os dados fornecidos pela empresa, estimamos que a aquisição proporcionará uma taxa interna de retorno (TIR) real desalavancada de 9 por cento ao ano, acima do custo de capital próprio real estimado em 6 por cento ao ano. Portanto, acreditamos que essa aquisição vai proporcionar geração de valor para o acionista de Isa Cteep.
Os recursos que serão desembolsados já estão virtualmente garantidos, pois a companhia possui uma posição robusta de caixa e já iniciou um processo de captação de debêntures, totalizando 1,6 bilhão de reais, o qual esperamos que será bem sucedido.