Levante Ideias - Esgoto saneamento básico

Bilhões no saneamento

Acordar, levantar-se da cama, lavar o rosto e escovar os dentes. A mais trivial das atividades. No entanto, abrir uma torneira e obter água potável requer investimentos pesados na captação, tratamento e distribuição do líquido. O saneamento básico, que inclui o fornecimento de água e também o tratamento de esgotos é a menos glamorosa e a mais atrasada das facetas da infraestrutura no Brasil. Há boas razões para isso: politicamente, rende mais votos construir pontes e estradas (que estão à vista de todos) do que estender redes de água e esgoto, que são subterrâneas e menos visíveis. 

No entanto, em termos financeiros, o saneamento é um investimento imbatível. Para cada real que uma comunidade enterra nas redes de distribuição e coleta, essa comunidade obtém de quatro a seis reais de retorno, seja pela melhora da saúde pública, seja pela valorização imobiliária. Em todo o mundo, o saneamento atrai investidores. No Brasil, isso não ocorre devido à ausência de um marco regulatório e legal, que torne seguro e previsível realizar esses investimentos. Que são seguros e rentáveis, mas são também pesados e de maturação lenta. Assim, sem regras claras, nada feito. Nesta quarta-feira (24), depois de meses de negociação, isso pode mudar. São elevadas as probabilidades de que o Senado aprove o Projeto de Lei (PL) 4.162/2019, que regula os investimentos no setor (leia mais abaixo).

As autoridades consideram que a aprovação do marco legal poderá ser o gatilho que vai destravar a recuperação econômica. Não é exagero. Segundo a Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), as novas regras podem gerar 1 milhão de empregos diretos nos próximos cinco anos. Atualmente, mais de 90 por cento dos municípios brasileiros não oferecem serviços universalizados de distribuição de água e coleta de esgotos. Para estender esse benefício a todos os brasileiros, a estimativa é que será necessário investir de 500 bilhões a 700 bilhões de reais nos próximos 15 anos.

Atualmente, boa parte dos municípios opera com Departamentos de Água e Esgoto (DAEs), que são ou autarquias municipais ou departamentos das próprias Prefeituras, limitados por todos os entraves da gestão estatal. A nova lei vai obrigar os municípios a lançar licitações para a operação dos serviços, com participação de empresas privadas nacionais e estrangeiras.

INDICADORES – O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getulio Vargas subiu 9,0 pontos em junho, para 71,1 pontos. O movimento de recuperação dos consumidores pelo segundo mês consecutivo já recompôs 44 por cento das perdas sofridas no bimestre março-abril. Em junho, houve melhora das avaliações sobre a situação atual e das expectativas em relação aos meses seguintes. O Índice de Situação Atual (ISA) subiu 5,6 pontos, para 70,6 pontos, interrompendo uma sequência de três meses seguidos de queda. O Índice de Expectativas (IE) avançou 11,1 pontos para 72,8 pontos, acumulando 17,8 pontos de alta nos dois últimos meses, recuperando 47% das perdas entre março e abril desse ano.

A manhã começa com um movimento de correção dos mercados internacionais, após as altas dos últimos pregões. Na terça-feira (23) o índice da bolsa eletrônica Nasdaq registrou uma nova máxima histórica, mas o bom humor se dissipou com o aumento de infecções pela Covid-19 em muitos estados americanos. Por aqui, o dia começa em leve queda na esteira dos mercados internacionais, no entanto, acredito que teremos uma inversão de sinal ao longo do dia e fecharemos no positivo.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Marco do Saneamento é o trunfo do governo para reativar economia

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.