Levante Ideias - Esgoto saneamento básico

Marco do Saneamento é o trunfo do governo para reativar economia

O marco regulatório do saneamento é o primeiro item na lista de projetos de lei a serem analisados pelo Governo. Em análise no Senado, a expectativa é que seja colocado em votação por volta de 15 de junho. No entanto, esse calendário ainda depende de articulações políticas, que se tornam mais difíceis na conturbada relação entre o Executivo e os demais Poderes.

A relação do saneamento com o combate à pandemia pode ser o elemento que faltava para destravar a votação. Nas cidades onde há menos de 40 por cento das residências com tratamento de água e esgoto, houve 14,45 mortes por 100 mil habitantes, em média. Naquelas com 40 a 70 por cento, o índice foi menor: 12,75. E nas cidades com mais de 70 por cento, a média de mortes foi 3,62.

O contexto atual pode favorecer a aprovação do projeto que, conforme dito acima, deve ser votado ainda em meados de junho. A notícia é positiva as ações das empresas de saneamento, pois abre caminho para novos investimentos e uma possível privatização das companhias estaduais de água e esgoto como Copasa (CSMG3), Sabesp (SBSP3) e Sanepar (SAPR11).

As empresas de saneamento precisam realizar muitos investimentos para melhorar a cobertura de tratamento de água e esgoto no Brasil, que é muito baixa: menor que 40 por cento. O novo marco regulatório vai possibilitar investimentos privados a parcerias nos novos projetos que demanda muito capital.

Entre estas três empresas do setor, o caminho até a privatização de fato é menos tortuoso para a Sabesp pois, no caso de Copasa, por exemplo, mesmo com a aprovação do marco regulatório, ainda seria necessária uma alteração na própria Constituição de Minas Gerais e um referendo da população.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Governo foca no novo marco do saneamento básico

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Centro órfão | Política sem Aspas

A depender da abordagem utilizada, o universo da ciência política costuma dialogar fortemente com a ciência econômica, e vice-versa. Temas como análise de instituições e

Read More »
Levante Ideias - Eletrobras
E eu com isso

Medida Provisória aprovada

Foi com um placar apertadíssimo, mas a Medida Provisória 1.031/21, que trata da desestatização da Eletrobras, foi aprovada no Senado Federal. Teve atraso na entrega

Read More »
Levante Ideias - Commodities
E eu com isso

Commodities em alta

A semana se encerra com os investidores refazendo as contas sobre o comportamento dos preços dos ativos físicos, especialmente as commodities. O que está em

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel