Levante Ideias - Usi MInas

De olho no Judiciário

Na política, esta quarta-feira (10) será de atenção especial ao julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a continuidade do inquérito das fake news. Os ministros vão analisar o tema após a manifestação do Procurador-Geral da República, Augusto Aras, pela suspensão temporária das investigações. O inquérito corre em sigilo e foi aberto em março do ano passado, para apurar notícias falsas, ofensas e ameaças dirigidas a ministros do Supremo – motivo pelo qual houve polêmica sob a óptica do princípio acusatório (um órgão denúncia, outro julga).

Ainda no âmbito jurídico, ontem Alexandre de Moraes, ministro do STF e também do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pediu vistas (mais tempo para analisar o caso), no julgamento de duas ações que pedem a cassação da chapa Bolsonaro-Mourão. Cinco dos sete ministros da suprema corte eleitoral já votaram. Dois deles votaram pela rejeição das ações, o relator Og Fernandes e Luís Felipe Salomão, e três ministros (Edson Fachin, Tarcísio Vieira e Carlos Velloso Filho) votaram pela reabertura de prazo para produção de provas no processo. Faltam os votos do próprio Moraes e de Luís Roberto Barroso, que também é ministro do STF.

Sobre o inquérito das fake news: o plenário do STF irá se manifestar sobre o tema, mas não deve haver resolução ainda nesta quarta-feira. É bem provável que o apenas o voto de Alexandre de Moraes, que é relator, seja ouvido hoje. O julgamento, portanto, será retomado na próxima semana e tende a manter as investigações em defesa do próprio tribunal. Uma eventual continuidade do inquérito não é de interesse do governo, já que pode trazer instabilidade política e dar força a outras ações no TSE, a depender do desenrolar das investigações.

No caso dessas duas ações sendo julgadas no TSE, especificamente, nossa expectativa continua a mesma – ainda que seja reaberto o prazo de investigações, a posteriori elas devem ser rejeitadas e a chapa de Bolsonaro e seu vice Mourão não será cassada. 

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: De olho na investigação no STF

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.