Levante Ideias - Usi MInas

De olho na investigação no STF

O noticiário político da semana ficará voltado ao andamento do inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF), que investiga a veracidade das acusações do ex-juiz Sérgio Moro contra o presidente Jair Bolsonaro. Entre esta segunda-feira (11) e a quinta-feira (14), três ministros, seis delegados e uma deputada federal devem prestar depoimento à Procuradoria-Geral da República e à PF.

Nesta segunda-feira prestam depoimento alguns delegados da Polícia Federal: Alexandre Saraiva, Ricardo Saadi, Carlos Henrique Sousa e Rodrigo Teixeira, todos envolvidos em supostos episódios de interferência de Bolsonaro no órgão. Já na terça, serão ouvidos, simultaneamente, os ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Braga Netto (Casa Civil) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo). Na quinta, será a vez da deputada Carla Zambelli (PSL-SP), envolvida em mensagens trocadas com Moro. 

Ainda há expectativas sobre a decisão de liberar, ou não, o vídeo da reunião em que o presidente teria ameaçado Moro de demissão. Segundo o ex-ministro, ele seria uma prova das tentativas de interferência do Presidente da República na Polícia Federal. O ministro Celso de Mello, relator do caso, deve decidir sobre o sigilo, divulgação ou divulgação em partes do vídeo. Na terça, será permitido que a Procuradoria-Geral da República, Moro e Bolsonaro vejam, ao mesmo tempo, mais uma vez a íntegra da gravação.

Diante do andamento das investigações, que podem culminar em uma denúncia da PGR sobre o presidente, o mercado brasileiro deve ficar mais sensível ao cenário político durante a semana. Espera-se uma maior volatilidade em função dos vários depoimentos, assim como qualquer notícia  negativa ou positiva para o presidente poderá e vai afetar o humor dos investidores.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: É sempre mais difícil trocar o pneu com o carro andando

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Cosan
E eu com isso

Fundo da Cosan amplia portfólio

A Cosan (CSAN3), veículo de investimento (holding) com foco em energia, agronegócio e infraestrutura que controla empresas como Raízen (RAIZ4) e Rumo (RAIL3), anunciou via

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

Acordo para precatórios

Após uma série de discussões de bastidor, os Três Poderes vão caminhando em direção a uma solução para os precatórios no Orçamento de 2022. A

Read More »
Levante Ideias - Evergrande
E eu com isso

A Evergrande não é tão grande

O conglomerado chinês Evergrande (3333.HK) pode, sem exagero, ser considerado um império. É a segunda maior incorporadora chinesa. Emprega 200 mil pessoas e gera 3,8

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.