A Levante traz as melhores ideias de investimento

Câmara aprova suspensão de contribuição previdenciária patronal

Câmara aprova suspensão de contribuição previdenciária patronal

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (1), o projeto de lei que suspende o pagamento da Contribuição Previdenciária Patronal (CPP) por até três meses. A CPP é uma arrecadação federal que contribui para a manutenção do Regime Geral da Previdência Social e pode representar até 20 por cento do regime tributário da empresa.

A suspensão ocorrerá por meio do Regime Tributário Especial (RTE-Covid19) e tem como objetivo preservar empregos e dar mais alívio aos gastos fixos de empresas. Inicialmente, a suspensão será de apenas 60 dias (a partir da publicação da lei), mas o Executivo pode prorrogar a decisão por mais um mês. Outra alternativa ao pagamento será a de parcelamento em até 12 vezes mensais sem multa de mora, sendo as parcelas ajustadas pela taxa Selic. Vale ressaltar, também, que a maioria do setor financeiro não poderá aderir ao regime.

No mesmo projeto, foi proibida a aplicação de multa pela falta de entrega de declarações e documentos fiscais de uma empresa. Ficou de fora, porém, a suspensão de cobrança de juros, multas e outros encargos por atraso no pagamento de tributos federais e financiamentos.

O projeto de lei é mais uma medida para aliviar os custos para as empresas no curto prazo, devido à pandemia do coronavírus. Evidentemente, existem contrapartidas para que as empresas tenham acesso a essa possibilidade. Por exemplo, caso a quantidade de empregos diminua na empresa durante o parcelamento da CPP, a companhia estará automaticamente excluída do programa. O projeto, que é positivo para a economia, agora segue para votação no Senado. 

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Governo anuncia novas medidas econômicas

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.