medidas provisórias

Governo anuncia novas medidas econômicas

Governo anuncia novas medidas econômicas

O governo anunciou, neste domingo, novas medidas econômicas para combater o coronavírus. Na tarde desse domingo, o BNDES divulgou as primeiras medidas de apoio a empresas e trabalhadores, no montante total de 55 bilhões de reais.

As medidas consistem em: transferência de recursos do PIS/Pasep para o FGTS (20 bi, já havia sido divulgada); Suspensão do pagamento de operações diretas com o BNDES por seis meses (19 bi); Suspensão do pagamento de operações indiretas por seis meses (11 bilhões) e capital de giro para pequenas e médias empresas, com carência de até 24 meses e limite de 70 milhões de reais por cliente (5 bi). Segundo o banco, o pacote deve afetar 150 mil empresas, que empregam dois milhões de brasileiros.

Além disso, foi publicada ainda na noite de ontem uma Medida Provisória que flexibiliza a legislação trabalhista durante o período de combate ao coronavírus. A MP 927 prevê suspensão do contrato de trabalho por até quatro meses, desde que o empregador oferece curso ou programa de qualificação profissional não presencial na mesma duração. Ademais, as partes poderão negociar, durante esse período, uma ajuda compensatória mensal de valor livre. A redução de jornada em 50 por cento, porém, não foi inclusa na MP.

As medidas do BNDES versam principalmente sobre refinanciamento de dívidas e compromissos, sendo a única novidade o capital de giro no valor de 5 bilhões para pequenas e médias empresas. Segundo o economista Felipe Salto, as ações são “modestas” e “não condizem com o quadro de crise mundial”.

Com relação à Medida Provisória, ela tem como intuito principal desobrigar os empresários e terem de lidar 100 por cento com a folha de pagamentos em um momento de paralisia econômica como esse – evitando, também, que a empresa quebre ao desafogá-la de gastos. A medida, no entanto, periga deixar trabalhar parte da força de trabalho sem renda por até quatro meses, fato que preocupa. 

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Pacotes de estímulo à economia sustentam fortes altas nas ações

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Não olhe para Brasília

Agosto, mês de desgosto. Esse velho ditado indica que os prognósticos para o oitavo mês do ano não são dos melhores. Há várias explicações para

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Terreno perigoso

Após o diagnóstico sobre a cifra elevada de pagamento de precatórios no Orçamento de 2022, os dois principais articuladores do governo (Ciro Nogueira, do PP

Read More »
Levante Ideias - Petróleo
E eu com isso

Resultados da BP do 2T21

A gigante do petróleo BP (BP) apresentou nesta segunda-feira (2), após o fechamento dos mercados, seus resultados do 2T21. Os números vieram fortes, bem acima

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.