Levante Ideias - Santos Brasil

Santos Brasil (STBP3) se comunica sobre o coronavírus

Santos Brasil (STBP3) se comunica sobre o coronavírus

Em um comunicado ao mercado divulgado na quarta-feira (18), a empresa informou que as operações da Companhia estão funcionando regularmente, sem interrupções ou paralisações, em todas as suas unidades de negócio portuário e de logística.

A empresa também informou que, até a presente data, os impactos econômicos tangíveis se limitam ao cancelamento de escalas então programadas para os meses de março e abril de 2020, no Tecon Santos. A Companhia estima que a redução de volume no terminal alcance 6.000 a 8.000 contêineres, fruto dos cancelamentos informados.

Santos Brasil também informou que até o presente não apresenta nenhum funcionário testado positivamente para o COVID-19 e que tomou medidas de segurança e saúde do trabalho como cancelamento de viagens profissionais internacionais, adoção do trabalho retomo, entre outras. 

O comunicado da empresa veio em linha com o que já esperávamos no sentido de que o impacto com o coronavírus ficará limitado entre 6.000 a 8.000 contêineres, equivalente a menos de 1 por cento da movimentação total de contêineres no Tecon Santos em 2019.

Como a carga fica embarcada (que vem da China) por pelos 30 dias, os efeitos maiores serão sentidos entre a segunda semana de março e o mês de abril. Os diretores acreditam que a situação na China estará praticamente normalizada a partir de maio. Ademais, depois disso, deve haver um efeito repique, com potencial de compensar os menores volumes dos meses anteriores.

O principal catalisador das ações no curto prazo é a situação dos portos no norte da Europa, que praticamente fechou as fronteiras dos países com o aumento dos casos de coronavírus.

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Pânico geral: caos no mercado financeiro

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.