Levante Ideias - Ambev

Ambev (ABEV3) divulga resultado do 4º trimestre

Ambev (ABEV3) divulga resultado do 4º trimestre

A Ambev (ABEV3) divulgou nesta quinta-feira (27), antes da abertura do mercado, os seus resultados referentes ao último trimestre do ano passado.

O volume total de bebidas vendido no período foi de 47,3 milhões de hectolitros, expressando um aumento de 3,4 por cento no comparativo anual. O importante segmento de cerveja no Brasil, porém, obteve volume de 23,6 milhões de hectolitros, crescimento de 1,4 por cento. O resultado fraco na cerveja foi compensado pelo segmento NAB (non-alcohol beverages) brasileiro, cujo volume foi de 7,8 milhões de hectolitros, crescimento de 16 por cento.

A receita líquida foi de 15,85 bilhões de reais, 1 por cento a menos que no mesmo período de 2018 e abaixo dos 16,2 bilhões de reais esperados. No ano fechado, a receita foi de 52,6 bilhões de reais, acréscimo de 4,7 por cento.

Já a geração de caixa medida pelo Ebitda foi de 6,9 bilhões de reais, levemente abaixo dos 7 bilhões de reais esperados, e 9,3 por cento menos que o apresentado no quarto trimestre de 2018. Dessa forma, a margem Ebitda fechou o período em 43,7 por cento, levemente acima dos 43,5 por cento esperados.

Por fim, o lucro líquido obtido foi de 4,2 bilhões de reais, acima da expectativa de 4 bilhões de reais e com crescimento de 21,8 por cento. O resultado melhor foi causado pela menor alíquota nominal e efetiva do Imposto de Renda (IR), que foi de -12,4 por cento decorrente de ajustes tributários.

O resultado da Ambev veio abaixo das expectativas e esperamos impacto negativo das suas ações. Porém, com o cenário macroeconômico conturbado, outros drivers podem atuar em paralelo no preço das ações no curto prazo.

O aumento do volume acompanhado de queda na receita líquida indica que a companhia diminuiu sua margem bruta decorrente da diminuição nos preços. Tal prática demonstra a perda do pricing power da Ambev frente aos novos concorrentes no mercado cervejeiro brasileiro.

Recentemente, foi notado um avanço em termos de market share da Heineken em âmbito mundial. A Ambev, embora continue apresentando resultados sólidos, vem apresentando perdas relevantes em termos de margem ao longo dos últimos períodos.

Além dos números fracos apresentados, a companhia diminuiu as projeções de margem Ebitda para o primeiro trimestre de 2020.

Parece que a Ambev está na contramão da famosa propaganda de uma de suas principais marcas, a Budweiser, que em tradução literal “grandes momentos estão chegando”.

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Carrefour (CRFB3): Dados operacionais do 4T19

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.