Política sem Aspas

O presidencialismo de coalizão no governo Bolsonaro [Parte 2]

A relação entre Planalto e Congresso Nacional

Na coluna de hoje, darei continuidade ao tema que já foi abordado na semana passada – venho falando sobre as mudanças no presidencialismo de coalizão no primeiro ano de governo Bolsonaro.

Se a abordagem do último artigo foi focada somente no comportamento dos partidos dentro do Congresso e dos respectivos votos de seus deputados em matérias cuja decisão foi nominal, hoje o escopo será mais amplo. Pretendo, desta vez, realizar um balanço desse primeiro ano de governo sob a óptica da relação entre Executivo e Legislativo.

Como já abordei algumas vezes em outras ocasiões, o sistema político brasileiro pode ser definido como presidencialista e multipartidário. Essas duas características motivaram o governo a funcionar no Congresso por meio de coalizões – já que o Executivo, em função da grande quantidade de legendas, nunca conseguia a maioria legislativa somente com seu partido. Daí o famoso nome: presidencialismo de coalizão.

Desde 1988, o presidencialismo de coalizão representa as “regras do jogo” político, ou seja, é por meio deste sistema que governos propõem políticas públicas e as aprovam junto ao Congresso Nacional. Contra algumas previsões e análises da Ciência Política, o presidencialismo de coalizão rendeu bons frutos durantes esses 32 anos de democracia. Apesar de muito aquém do ideal, é inegável que estamos, como país, melhores do que há 30 anos atrás.


Confira o artigo completo no site do Sem Aspas


 

Leia também: O presidencialismo de coalizão no governo Bolsonaro [Parte 1] 

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.