Política sem Aspas

O presidencialismo de coalizão no governo Bolsonaro [Parte 1]

O comportamento dos partidos no Congresso

No início desta semana, foram divulgados alguns importantes dados referentes à disciplina partidária e ao desempenho do Executivo no Congresso. As novas informações permitem trazer algumas considerações acerca do nosso sistema político consolidado no pós-88, o presidencialismo de coalizão, e de como ele ainda continua vigente e funcionante.

Para enriquecer a análise e organizar melhor as ideias, vou dividir esta coluna em duas partes: a primeira, de hoje, deve tratar da coesão partidária, observando os números de 2019 à luz do que a literatura acadêmica brasileira já produziu acerca do tema. A segunda parte, por sua vez, irá abordar alguns novos contornos da relação Executivo-Legislativo, demonstrando que, a despeito dos discursos e de uma imagem supostamente negativa, o presidencialismo de coalizão continua sendo o sistema que rege o jogo político no Brasil – com algumas novidades, conforme mostraremos por meio de dados.

Entende-se como disciplina (ou coesão) partidária a obediência dos parlamentares à orientação de voto dada por suas lideranças em votações nominais no Congresso – aquelas em que todos os deputados (ou senadores) votam individualmente. Para simplificar, imagine que o partido XYZ, na hora da votação em plenário, posiciona-se – por meio de seu líder partidário – a favor do Projeto de Lei 1.234, de 2020. Entende-se, portanto, que todos os parlamentares pertencentes à sigla XYZ votariam a favor do PL 1.234. Quanto menos alinhados à orientação forem os votos de todos os membros da legenda, menor a disciplina partidária, e também vice-versa.

Nesse contexto, havia um consenso mundo afora entre cientistas políticos de que o sistema parlamentarista teria maior disciplina partidária em detrimento do sistema presidencialista.


Confira o artigo completo no site do Sem Aspas.


Se você quiser acompanhar a segunda parte deste texto, basta ler o seguinte artigo: O presidencialismo de coalizão no governo Bolsonaro [Parte 2].

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.