investir-em-acoes

Investir em ações não é só para quem tem muito dinheiro

No imaginário popular, uma assunto muito difundido é o de que pessoas pobres não conseguem ou não podem investir. Felizmente, isso não passa de um mito. Analisando a história de grandes investidores, muitos começaram com bem pouco, investindo em ações baratas. Sim! Qualquer um pode fazer um investimento no mercado de ações. Contudo, nem todos têm acesso às informações necessárias para iniciar um investimento na bolsa.

Por que investir em ações?

Em um primeiro momento, investir em renda variável (aquela na qual não se pode calcular o retorno no momento do investimento) pode parecer um tanto assustador. No entanto, com análise de onde investir dinheiro e paciência, o mercado de ações pode gerar rendimentos bastante atrativos (com certeza maiores que os investimentos em renda fixa). É aí que está o porque investir em ações: essa é uma das melhores opções para quem planeja obter rendimentos consideráveis.

Como começar a investir?

Antes de sair pesquisando fundos de investimento e ações em alta, é interessante saber onde está “pisando”, evitando assim decepções futuras. Todo investimento deve ser analisado com calma antes de ser efetuado. O investidor deve estar ciente que podem ocorrer perdas de dinheiro, já que a bolsa de valores é um lugar de incertezas.

Uma dica para evitar frustrações é descobrir seu perfil como investidor, o que ajudará a saber se o mercado de ações é realmente o tipo de investimento mais indicado para seu perfil. Outra coisa importante é pesquisar bastante antes do seu primeiro passo na bolsa: se possível, procure especialistas. Eles podem ajudar mostrando a melhor forma de como investir em ações. Mas cuidado com “gurus” financeiros que prometem rendimentos extraordinários em poucos meses. Não invista todo o seu dinheiro em um único negócio, busque sempre diversificar seus investimentos.

Quanto custa investir na bolsa?

Essa é a pergunta de 1 milhão de reais. Ao contrário do imaginário popular, investir na bolsa não custa absurdamente caro. Existem ações, por exemplo, que podem ser compradas pelo preço de alguns centavos (porém nem sempre são as mais indicadas). A compra de ações não é algo caro. Contudo, é preciso de um investimento contínuo para obter rendimentos consideráveis. Não adianta comprar uma única ação e esperar amanhecer milionário. O ideal é reinvestir os rendimentos obtidos em outras ações, de preferência em outros setores.

 


Busque especialistas para saber ações para investir em 2020 | Foto: Unsplash

 

Dicas para uma rotina de investimentos

Sabemos como pode ser difícil começar uma rotina de investimento, principalmente quando não se tem muito capital disponível. Nem sempre é fácil separar uma parcela do salário mensal para investir na bolsa. Por isso, vamos oferecer três dicas de como iniciar uma rotina de investimentos.

Organize sua vida financeira

A primeira dica é, com certeza, a mais crucial: organize sua vida financeira. Primeiro, conheça os seus gastos e ganhos em um mês. Se possui dívidas, seria interessante quitá-las antes de iniciar sua rotina de investimentos. Pois, se você está endividado, é provável que fique desanimado em investir dinheiro. Afinal, a maior finalidade disso será pagar sua dívida.

A regra dos 10%

Muito se fala sobre o quanto uma pessoa deveria investir mensalmente. O fato é que não existe um valor certo: o melhor é que se invista o possível sem comprometer as outras finalidades do seu dinheiro. Alguns especialistas falam que, para um investidor iniciante, uma cota de 10% do rendimento mensal já é suficiente para manter uma rotina de investimentos eficiente.

Paciência e resiliência

A última dica não poderia ser mais perspicaz. É natural que quem invista queira ver os rendimentos chegarem aos montes. Mas, infelizmente, isso não irá acontecer imediatamente, é necessário tempo e persistência em uma rotina de investimentos para alcançar os objetivos desejados. Durante o processo podem acontecer perdas (pequenas ou grandes) de dinheiro e é preciso tirar essas situações como aprendizado. Investir na bolsa nada mais é do que um grande jogo de ganhos e perdas: é preciso conhecer as regras do jogo. Então, paciência e resiliência devem ser duas caraterísticas cultivadas pelo investidor.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Assinatura de documento - fechamento
E eu com isso

Acordo no Orçamento

Após semanas de intensa discussão, o governo e o Congresso fecharam um acordo para solucionar o impasse envolvendo o Orçamento de 2021, aprovado com despesas

Read More »
Linx (LINX3) - Levante Investimentos
E eu com isso

Resultado da Linx (LINX3) do 4T20

A empresa de softwares Linx (LINX3) apresentou nesta segunda-feira (19), após o fechamento do mercado, os resultados do último trimestre de 2020. Como regra, as

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel