Para aqueles que desejam entrar no mundo dos negócios, é preciso informações sobre o mercado, controle de gastos e muito planejamento. Nessa visão, como começar a investir com o pé direito diante de tantas possibilidades?
É importante entender o quão benéfico é o planejamento financeiro, pois ele será a porta de entrada para que o seu investimento não fique apenas no mundo das ideias, e sim na realidade do seu bolso. O planejamento auxilia você a investir, além de controlar o que entra e sai da sua conta. Dessa forma, registrar esses gastos e lucros são de suma importância para entender o seu gerenciamento com as finanças, coordenar esse dinheiro para o pagamento de dívidas e direcioná-lo aos seus objetivos.
Mas onde investir dinheiro? Após você estabelecer um bom planejamento financeiro, que promova uma certa estabilidade ao seu dinheiro, o próximo passo é entender as suas motivações, que podem ser: viajar, comprar um imóvel ou lucrar com algum negócio. Assim, você estabelece que tipo de investimento deseja fazer. Um exemplo é o de renda fixa, que apresenta uma rentabilidade fixa, mesmo com as instabilidades do mercado. Também há o de renda variável, que se relaciona à bolsa de valores, onde não há garantia de uma rentabilidade no futuro.
As melhores ferramentas para investidores iniciantes
Para você que é iniciante no mundo de negócios, trago recomendações de ferramentas viáveis para investir de forma mais confiante, de acordo com os sites “Investe Ae” e “André Bona”:
Informações sobre o mercado financeiro
Bloomberg
Faz atualizações em tempo real sobre o mercado financeiro e análises personalizadas para você que deseja ter o acesso aos dados e informações para tomar decisões sobre seu investimento.
Reuters
Apesar de ser reconhecida como uma das maiores agências de notícias, destaca-se também por contar as novidades do mercado financeiro mundial, divididas por setores da economia e por país.
Mercado “de cada dia”
InfoMoney
Primeiro das recomendações, o site brasileiro permite entender as tendências do mercado, além de oferecer cursos de economia e posts sobre finanças pessoais.
Mercado em 5 minutos
Disponibiliza um conteúdo diário gratuito, mas fornece ainda mais para os seus assinantes. Na lista de e-mails, por exemplo, envia um panorama do mercado para apenas 5 minutos de leitura.
Controle de gastos
Saber controlar seus gatos melhora o planejamento de seus investimentos
PicPay
Essa ferramenta é uma carteira virtual. Sim, é isso mesmo. Esse aplicativo proporciona o acesso ao seu cartão de crédito, permitindo ao usuário pagar contas e receber pagamentos na conta corrente. Perfeito para o controle e o registro de seus gastos.
GuiaBolso Controle Financeiro
Disponível em todas as lojas de aplicativos, essa ferramenta gratuita facilita a sua integração com os bancos e cartões de crédito. Desse jeito, você consegue controlar a saída e a entrada do dinheiro no seu bolso virtualmente.
SplitWise
Tal aplicativo é indicado para ajudar no rateio das contas. A experiência fica melhor ainda para quem gosta de dividir as contas com amigos, pois é possível ganhar créditos em um grupo e utilizar tais créditos em outro com objetivo diferente.
Análise de dados
Fundamentus
É sem dúvida um dos mais recomendados. O site mostra dados das empresas e o sistema on-line possui uma lista para que você saiba quais delas estão na bolsa de valores. Além disso, contém informações financeiras e fundamentalistas, mostrando a maneira como cada empresa comporta-se no mercado, entre diversas outras funções.
Calculadora de renda fixa
Disponibilizada pela Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (CETIP), ajuda a simular a venda de um título, mas antes mesmo do prazo de vencimento.
App Renda Fixa
Em forma de página na web e aplicativo, o Renda Fixa acompanha as taxas como SELIC, IGPM, IPCA e CDI, sabendo dos valores mensais, atuais, anualizados e os acumulados. É destacado por ser um excelente aplicativo para visualizar retornos ao longo do tempo e ainda compara com poupança, mas essa não pode ser relevada nos investimentos.
Anbima
A página da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima) mostra o valor das taxas de títulos públicos e privados.
Se você quer bitcoins… vai a dica!
Bitcoin é uma das moedas mais valorizadas atualmente
CoinBR
Funcionando também como uma “Casa de Câmbio” da criptomoeda, nesse site é possível a compra de uma máquina mineradora e começar a minerar os tão famosos bitcoins. Apesar da mineradora ser brasileira, o galpão de mineração é paraguaio.
CoinDesk
A grande referência chegou e ela tem o nome de ‘CoinDesk’. Esse site apresenta notícias atualizadas quando se trata de bitcoins e é possível acompanhar tendências e classificações das transações pelo mundo. Contudo, apesar de uma grande equipe, o site só está disponível em inglês.
Bitcointoyou
De volta ao Brasil, essa corretora nacional foi a primeira a tratar com a devida atenção os bitcoins. Além disso, comercializa com outras 3 moedas e está disponível para iOS e Android.