Nos últimos anos é comum ouvir falar em criptomoeda e bitcoin. Mas, por ser um mercado relativamente novo, muitos ainda não sabem o que é o bitcoin e porque é considerado por muitas pessoas um novo modo de investimento.
Bitcoin é um dinheiro similar ao real, a diferença é que ele é inteiramente digital, ou seja, existe apenas na Internet. É possível enviar e receber valores sem limitações de território ou quantidade, já que esse tipo de transação não precisa ser feita por meio de terceiros, como bancos ou operadoras de cartão de crédito. Além disso, por ser uma moeda digital, as transações pela Internet são mais rápidas e baratas.
O mercado bitcoin cresce e se valoriza cada dia mais. Por isso, tornou-se uma oportunidade de investimento com alto potencial de retorno. Mas antes de investir, também é preciso entender como esse mercado funciona, já que pode ser um pouco diferente do mercado financeiro tradicional.
Quanto vale essa criptomoeda?
Atualmente o bitcoin equivale a cerca de 93 mil reais. Esse valor está em constante oscilação, já que pode variar de acordo com algumas condições, como o aumento do número de carteiras digitais e o aumento pela procura da moeda. A política e o mercado financeiro também são fatores que podem influenciar.
Como investir em bitcoin?
Por ser uma moeda digital, toda operação de compra e venda também é feita pela Internet. Existem plataformas específicas para isso, que são chamadas de “exchanges”. É preciso fazer o cadastro em alguma corretora oficial, acessar sua conta e transferir o dinheiro. A plataforma da corretora deve ser utilizada para comprar seu bitcoin, que depois fica armazenado em algum sistema de carteira virtual.
A cotação pode ser acessada diariamente através do aplicativo fornecido pela carteira virtual.
Também é importante lembrar que, assim como toda forma de investimento, o mercado bitcoin também é arriscado. Atualmente, não há uma autoridade ou instituição que regulamente as regras de investimentos e outros pontos importantes em relação ao bitcoin. No Brasil ainda não existe nenhum tipo de regulamentação aos investimentos de bitcoin.
Além disso, quando falamos em tecnologia, tudo pode mudar de uma hora para outra. O bitcoin sofre esse reflexo em relação valorização da moeda. A volatilidade é muito alta, o que expõe ainda mais o risco de investir altos valores. É possível ter um grande retorno, mas sempre existe a possibilidade do prejuízo ser grande.