A Vale divulgou o resultado do segundo trimestre nesta quarta-feira (31) depois do fechamento do mercado. A empresa, entretanto, segue sentindo os impactos da tragédia em Brumadinho (MG). Existem ainda mais despesas e provisões de 5,3 bilhões de reais no período (fora os 19 bilhões de reais já contabilizados no resultado do primeiro trimestre).
O resultado veio abaixo do esperado em termos de resultado líquido. Isto porque apresentou prejuízo líquido de R$ 384 milhões no 2T19 (versus 6,4 bilhões de prejuízo no trimestre anterior).
Do lado positivo, houve forte geração de caixa em relação ao primeiro trimestre (mais de 20% de alta). Ainda, houve uma diminuição de 2,3 bilhões de dólares no endividamento líquido da companhia. Isso totalizou 9,7 bilhões de dólares contra 12 bilhões de dólares ao final de março.
A relação dívida líquida/Ebitda (ajustado) dos últimos 12 meses ficou em 0,9 vezes no final de junho de 2019.
E Eu Com Isso?
Esperamos impacto negativo no preço das ações (VALE3) no curto prazo, devido ao prejuízo líquido causado pelas provisões relacionadas à Brumadinho. O resultado veio em um dia de queda nos preços do minério de ferro de -3,6 por cento nesta quinta-feira (1/ago). No entanto, a provisão coloca quase que um ponto final sobre os impactos financeiros com a tragédia de Brumadinho. A Vale começa uma nova etapa a partir de agora.
Confira
Como acompanhar as notícias do mercado financeiro? Veja aqui!