Hoje irei falar sobre a Via Varejo (VVAR3), pois muitos investidores têm me perguntado sobre a empresa e se vale a pena investir nas ações.
Indo direto ao ponto: a minha resposta é negativa. Não vale a pena investir na Via Varejo neste momento e pretendo explicar os meus motivos.
Perfil das ações da Via Varejo (VVAR3)
As ações da Via Varejo (VVAR3) estão listadas no Novo Mercado, representam 0,142 por cento do Ibovespa, com valor de mercado de 5,3 bilhões de reais e volume médio negociado de 35 milhões de reais
Os principais acionistas são: Grupo Pão de Açúcar (PCAR4) (GPA), com 36,27 por cento de participação, a família Klein, com 25,25 por cento e fundos da XP Investimento com 1,8 por cento do capital da Via Varejo. As ações em livre circulação no mercado (free float) representam 38,46 por cento do total das ações.
Call de evento
O mercado financeiro gosta bastante de uma fofoca e de um evento societário nas empresas da bolsa de valores. Os jornalistas adoram antecipar os eventos societários e dar o furo na notícia. O tal “senhor Fontes” é muito famoso no mercado nesses momentos: “de acordo com fontes do mercado tal empresa estaria à venda”.
Eventos, por definição, são sempre binários, ou seja, podem acontecer ou não. É muito difícil precisar quando eles irão ocorrer.
No caso de Via Varejo, o evento é a venda da participação do Grupo Pão de Açúcar (GPA) no capital da empresa. Quem comprar assume o controle da empresa e poderá mudar a estratégia da Via Varejo, que ficou um pouco para trás na concorrência. A participação do GPA na Via Varejo está à venda desde 2016.
Quer saber minha opinião completa sobre as ações da Via Varejo (VVAR3)? Confira o artigo que saiu no site da Investing aqui.