Na coluna de hoje, vou falar sobre os Exchange Traded Funds (ETF ’s), fundos de investimento negociados na bolsa de valores que replicam determinados índices de mercado de renda variável.
Atualmente existem 15 fundos ETF’s de índices de ações na B3. Veja a lista completa dos fundos aqui.
Os principais ETF’s de índices de ações são BOVA11, SMAL11 e IVVB11, que replicam respectivamente o Ibovespa, o {{17925|SMLL} }(índice de small caps) e o S&P500, principal índice de ações da bolsa dos EUA.
ETF: Estratégia passiva
A estratégia passiva consiste em comprar um ETF de índice de mercado e estar exposto à variação deste índice. A principal vantagem da estratégia é a diversificação de ativos e o valor mínimo baixo no investimento.
No caso do ISHARES IBOVESPA FUNDO DE ÍNDICE (BOVA11), principal ETF que replica o Ibovespa, o investidor não precisa comprar ações de todas as empresas do Ibov e pode investir um valor mínimo menor.
O ETF é negociado na B3 como se fosse uma ação. O lote padrão é de 10 cotas. Como exemplo, o preço do BOVA11 atualmente é de R$ 91. Portanto, o lote padrão tem valor de R$ 910.
Assim, qualquer investidor pessoa física pode fazer o investimento em ações através dos ETFs de forma simples, eficiente, com valor mínimo baixo e baixa taxa de administração do fundo ETF. A taxa de administração do BOVA11 é de apenas 0,54% ao ano.
Nos últimos 12 meses, o BOVA11 teve valorização de 10,42%, praticamente a mesma variação do Ibovespa no período de 10,57%.
Leia o artigo completo no site da investing.