Certamente você já ouviu falar sobre a Selic na TV, internet ou no jornal. Esse termo está sempre presente nos noticiários econômicos e tem um motivo muito especial: trata-se da mais importante taxa de juros do Brasil. Para ficar mais claro, a Levante preparou este artigo para dar detalhes sobre o que é a taxa Selic e como ela impacta os seus investimentos.
Um breve histórico da Selic
Na mais recente reunião, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu manter mais uma vez a taxa em 6,5% ao ano porque o momento é propício para a conservação do patamar. Entretanto, desta vez a ata da reunião fez uma ressalva de que os juros podem subir caso haja piora no cenário econômico.
A última queda da taxa foi neste ano, quando a Selic atingiu 2,00% ao ano. Desde então, a taxa se manteve no menor patamar histórico.
PARA INVESTIR MELHOR E SE APROVEITAR DA NOVA ONDA DE INVESTIMENTOS NO BRASIL, BAIXE AGORA O NOSSO MANUAL DE AÇÕES!
A próxima reunião do Copom será realizada no dia 30 de outubro, depois do fim das eleições e já com a definição do novo presidente do Brasil. Até lá, muita coisa irá acontecer, então os investidores terão de ficar de olho no cenário eleitoral e em uma possível alta da Selic a partir de novembro.
Vale lembrar que a taxa Selic chegou ao patamar de 14,25% entre 2015 e 2016. Naquele momento, os rendimentos para quem investia em ativos atrelados à Selic foram nas alturas.
Mas o que é o Copom?
O Copom é o órgão decisório da política monetária do Banco Central, responsável por estabelecer a meta para a taxa básica de juros do país. Ele existe desde junho de 1996 e, com isso, tornou-se possível tornar o processo decisório da política monetária mais transparente.
No primeiro dia de reunião que ocorre a cada 45 dias, é apresentada uma análise da conjuntura econômica, incluindo variáveis como inflação, atividade econômica, finanças públicas, mercado de câmbio, balanços de pagamentos, operações de mercado aberto, expectativas gerais para variáveis macroeconômicas e de tendência para inflação.
No segundo dia, os diretores de Política Monetária e de Política Econômica apresentam alternativas para a meta da Selic e recomendações para a política monetária após a análise das projeções atualizadas para a inflação. Por fim, as propostas passam por votação.
O que é a taxa Selic?
Além de ser a mais importante taxa de juros da economia brasileira, a taxa Selic é também um instrumento de política monetária que permite controlar a inflação e o nível de investimento do país.
Aqui, é preciso fazer uma rápida explicação: os juros são a remuneração cobrada pelos financiamentos, ou seja, empréstimo de dinheiro. Com a Selic mais alta, a tendência é que as taxas cobradas em empréstimos sejam maiores. Neste caso, a Selic tem um papel muito importante ao uniformizar a taxa de juros dessas negociações.
>> Conheça agora as Séries da Levante e invista melhor em 2021<<
De onde vem a palavra Selic?
Selic é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia, o sistema que registra e monitora as operações financeiras com títulos públicos. Quando alguém fala “o” Selic, se refere ao sistema de liquidação e custódia. Já “a” Selic é a taxa básica de juros, apurada por meio deste sistema.
Taxa Selic e os investimentos
A taxa Selic serve como parâmetro para que os juros dos bancos e outras instituições financeiras sejam calculados. Quando o governo diminui a Selic, as taxas cobradas pelos bancos nos empréstimos e as taxas pagas como remuneração dos investimentos também caem como consequência.
Alguns investimentos, inclusive, estão diretamente atrelados à Selic, tendo seus rendimentos diretamente atrelados à sua variação.
Tesouro Selic
É o título público oferecido pelo Tesouro Direto, considerado o investimento mais seguro da economia brasileira, que acompanha bem de perto as variações da Selic.
Poupança
O quanto a caderneta de poupança rende também depende da taxa básica de juros da economia. Neste caso, existem duas possibilidades de rendimento:
- Quando a Selic é maior que 8,50% ao ano, a poupança rende 0,50% ao mês + TR (taxa referencial)
- Quando a Selic é menor ou igual a 8,5% ao ano, a poupança rende o equivalente a 70% da taxa Selic vigente no período
CDB, LCI e LCA
Os títulos privados do tipo CDB, LCI e LCA são emitidos por bancos e a rentabilidade é geralmente atrelada ao CDI (que anda junto com a Selic).
Taxa Selic e a inflação
Quando o governo aumentar a taxa Selic, a intenção é combater diretamente a inflação. Da mesma forma, a redução permite a correção dos preços e, consequentemente, aumento da inflação (o que geralmente é um preço que o governo aceita pagar para ter crescimento econômico).
Por isso, entender o que é a taxa Selic e como ela impacta os investimentos é fundamental para qualquer investidor entender como funcionam os rendimentos e como o dinheiro é afetado. Gostou do conteúdo? Compartilhe o artigo e ajude outras pessoas a entenderem melhor sobre o tema.