Levante Ideias - Análise de dados Bolsa de Valores

Mercado Futuro: Entenda o Que é e Como Investir

Mercado Futuro - Tabela de Contratos Futuros Bolsa

Elaboração Levante Ideias

Isto é, por exemplo, CCMG15 significa um contrato de milho que vence em fevereiro de 2015.

Assim, como já demonstrado por meio das tabelas, no Mercado Futuro, negocia-se vários produtos que são relevantes a nível global. Além disso, os contratos futuros são divididos em tipos de produto:

Commodities

São divididos em três: boi gordo (BGI), milho (CCM) e café arábica (ICF).

Moedas

São divididos em dois: Dólar cheio (DOL) e Dólar mini (WDO).

Índices

São divididos em três: Índice cheio (IND), Mini índice (WIN) e S&P 500 (ISP).

Quais são os riscos de investir no Mercado Futuro?

Como todos os tipos de investimento, investir no Mercado Futuro acarreta certos riscos.

Em suma, no Mercado Futuro, no que diz respeito aos processos de alavancagem, caso ocorra perda de 20% do valor do contrato, perde-se todo o valor investido.

Ainda, é importante ressaltar que, no mercado, há diversas formas de se operar visando à obtenção de lucros. Dentre elas, a alavancagem é a que mais se destaca, visto que inúmeros players e algumas grandes empresas atuam de tal maneira.

Tal processo consiste na utilização de determinados recursos a fim de obter oportunidades de multiplicar seus resultados. Isto é, falando claramente, obtém-se lucro por meio de um dinheiro que não está em caixa.

Porém, deve-se sempre estar atento e saber bem como utilizar esse processo de investimento, pois ele pode trazer perdas significativas. 

Além disso, vale dizer que um dos maiores riscos de se investir por meio de contratos futuros reside no, em geral, curto prazo do investimento e na possível falta de fundamentos sólidos.

Como operar no Mercado Futuro?

Em suma, para operar no Mercado Futuro, é necessário somente possuir uma conta em uma corretora. Lembrando que, para escolher a corretora responsável pelos seus investimentos, alguns critérios devem ser estudados.

Quer receber diariamente as notícias que impactam seus investimentos? Então, inscreva-se agora gratuitamente em nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’ e fique por dentro do que há de mais importante no mercado!

Clique aqui e saiba mais!

Além disso, caso deseje alavancar sobre o seu capital, controle e verificação de riscos são fatores que devem ser muito bem pensados.

Todavia, deve-se ter em mente que a escolha de um determinado contrato futuro é feita mediante os objetivos pretendidos com o investimento. Isto é, depende de fatores como: o tempo de liquidação da operação, o risco, valor a ser investido, rentabilidade, entre outros.

Sendo assim, a análise técnica de determinada operação é o que ditará o exato momento para se comprar e vender um contrato.

Então, a fim de identificar tendências de alta ou de queda, no Mercado Futuro – assim como é feito no mercado de ações -, também é imprescindível que se analise os gráficos e performances.

Conclusão

Em suma, o Mercado Futuro é um recurso para investidores que visam à diversificação de seus investimentos, além daqueles que querem “renovar os ares” e encontrar novas oportunidades.

Porém, fique sempre atento e apenas realize esse tipo de investimento após ter uma boa noção do funcionamento do Mercado Futuro. Assim como ele pode trazer bons rendimentos, pode, também, acarretar perdas.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a compreender melhor o Mercado Futuro. Caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo! Estamos sempre prontos para ajudá-lo! 

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Federal Reserve
E eu com isso

O Fed e a incerteza

A muito aguardada reunião do Federal Reserve (Fed), o banco central americano, que se encerrou na quarta-feira (28) manteve os investidores na incerteza em relação

Read More »
Senado - Levante Investimentos
E eu com isso

Para além da CPI da Covid-19

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), tem se movimentado para organizar a retomada de pautas econômicas na Casa, ainda mais após acordo para indicar

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.