Levante Ideias - Balança de preço imóvel

Vale a pena investir em fundo imobiliário?

Se você deseja ter um futuro financeiro seguro e tranquilo, uma solução é estudar melhor a economia e selecionar investimentos alinhados ao seu perfil de investidor. Contudo, com tantas alternativas no mercado, é normal que dúvidas surjam acerca dos ativos mais oportunos em determinado momento. Ao investir em fundo imobiliário, por exemplo, você colocará seu dinheiro em um dos ativos mais recorrentes atualmente entre investidores de todo o mundo – e que, mais ainda, representam boas oportunidades de investimento.

Caso você queira investir em imóveis, mas não tem muito dinheiro para abarcar todos os custos do processo, do terreno às taxas burocráticas, nem muito tempo a perder, os FIIs (Fundos Imobiliários) podem ser exatamente o que você procura.

Abaixo, elencamos os principais motivos que tornam os FIIs tão atrativos nos dias atuais.

Renda passiva

Para começar, fundos imobiliários são investimentos que podem gerar, na maior parte dos casos, rendimentos para você todo mês. Isso significa que, caso investisse em um FII, você receberia, por meio da distribuição de proventos (rendimentos) delimitada, uma quantia “em seu bolso” periodicamente.

Em outras palavras, trata-se do clássico “fazer o dinheiro trabalhar por você.” Para que tudo saia conforme o planejado, é importante que você analise os ativos no qual o FII em que você pretenda alocar investe, qual foi a sua rentabilidade até o momento, quem é seu Gestor; isto é: questões relativas ao desempenho e ao funcionamento do fundo.

Diversificação da carteira

Outro ponto que merece destaque é o fato de que, ao investir em fundo imobiliário, você passa a diversificar sua carteira de uma forma inteligente. Muito se fala em diversificação, mas muitas pessoas a confundem com a “pulverização” de investimentos.

Para diversificar de verdade, não basta alocar um pouco de dinheiro em investimentos diferentes de um mesmo grupo. Ao aplicar em renda fixa, por exemplo, é necessário buscar ativos que sejam influenciados por diferentes fatores. Assim, a performance global da sua carteira tende a manter-se equilibrada em diferentes momentos.

Rendimento livre de imposto de renda

Caso esteja em busca de um investimento no qual, em parte, o imposto de renda não incida sobre você, os fundos imobiliários também são uma opção.

É importante ressaltar que a não incidência do imposto do renda ocorre apenas nos proventos (rendimentos) distribuídos pelo fundo; em caso de venda da cota, havendo rendimento dela, o imposto de renda incide sobre o investidor.

Para ter direito ao benefício, você só precisa atentar-se a alguns requisitos. O fundo escolhido precisa ser negociado na Bolsa e ter, ao menos, 50 cotistas. Além disso, o total da cota adquirida por você não pode ultrapassar 10% do montante acumulado pelo fundo.

Essas são as principais vantagens de investir em fundo imobiliário. Mas, talvez, você ainda não esteja convencido de que essa é uma opção indicada para o seu caso. Os FIIs são recomendados, em suma, para quem:

  • não quer que nenhuma fatia da rentabilidade seja retirada pelo imposto de renda;
  • deseja ter o rendimento liberado em conta em poucos dias;
  • quer inserir um ativo diferenciado na carteira;
  • sempre quis investir em renda variável, mas ainda não se sente à vontade para alocar recursos em ações na Bolsa.

Se você se identificou com essas características e, mais ainda, está interessado em fazer o seu dinheiro, como mencionado acima, “trabalhar por você”, investir em fundo imobiliário pode ser um bom negócio.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.