Feriados na China e em parte da Europa esfriam os mercados na segunda-feira. No Brasil, o IBGE divulga a inflação do mês de março.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de fevereiro apresentou alta de 0,86% na comparação com janeiro e acumulava alta de 1,11% no ano e de 5,20% nos últimos 12 meses.
A projeção para o IPCA de março é de uma nova alta, de 0,72%.
No cenário político, investidores seguem dando maior atenção ao dilema criado em torno do Orçamento de 2021, aprovado com estimativas de gastos desalinhadas com a realidade em termos de execução. Foi criado um rombo orçamentário de cerca de 30 bilhões de reais (estimativas da equipe econômica e de órgãos do próprio Congresso) ao subestimar gastos obrigatórios e destiná-los a emendas parlamentares.
Nesse contexto, equipe econômica, Planalto e Congresso tem perdido o sono negociando uma solução viável para o orçamento, tanto do ponto de vista jurídico – uma vez sancionada a lei orçamentária, não se pode alterá-la – quanto do ponto de vista político. A equipe econômica deve trabalhar para encontrar uma saída para as despesas subestimadas e ainda honrar o acordo feito com deputados e senadores.
A temática tem sido o ponto central de atenção do mercado no que se refere à política. Negociações devem seguir durante o feriado e a expectativa é de resolução durante a semana. Caso o resultado seja considerado um revés do ponto de vista fiscal, espera-se alguma realização nos mercados, principalmente no dia do anúncio.
No cenário externo, o plano de investimentos em infraestrutura mais relevante da história americana da gestão Biden, segue no radar dos investidores. O pacote de 2 trilhões de dólares anunciado na quarta-feira (31) pelo presidente americano Joe Biden, tem impactado positivamente os mercados.
A meta é investir 2 trilhões de dólares ao longo de oito anos, que serão financiados com um aumento dos impostos sobre as empresas de 21 por cento para 28 por cento.
A meta do governo é criar milhões de empregos no curto prazo. Terão prioridade os projetos que puderem ser iniciados nos menores prazos, para estimular logo a economia e gerar empregos.
Na agenda de IPO´s da semana, os destaques vão para LG Informática (GENT3) que está com estreia prevista na B3 para a terça-feira (06/04) e para a rede de serviços de saúde Mater Dei (MATD3) que está com estreia prevista para o dia 14 de abril, porém, o período de reserva das ações se encerra nesta sexta-feira (09/04).
Confira abaixo a Agenda da Semana.
Fonte: Investing. Elaboração: Levante Ideias de Investimentos.