A Levante traz as melhores ideias de investimento

Como economizar dinheiro – confira seis dicas

Quer saber como economizar dinheiro? A primeira atitude a tomar é organizar suas finanças da forma mais detalhada possível. Para ajudar seus leitores, os analistas da Levante prepararam um passo a passo com dicas para economizar dinheiro e, enfim, começar a investir de verdade. Preparado?

=> BAIXE O MANUAL E APRENDA COMO INVESTIR

 1) Controle suas despesas e ganhos 

O primeiro e principal passo para quem quer saber como economizar dinheiro é colocar a casa em ordem e isso exige uma mudança de postura: como você quer controlar suas finanças se não sabe exatamente o quanto e como gasta seu dinheiro?

Aqui, a dica é anotar cada uma das despesas (todas mesmo, inclusive aquele cafezinho na padaria da esquina). Vale o bom e velho caderninho (se você prefere o papel), um arquivo de Excel no computador ou um desses novos aplicativos de celular (se você for mais digital).


Para investir melhor em ações e aproveitar as oportunidades de 2021, baixe agora o nosso e-book exclusivo e gratuito sobre o assunto! 

e-book-ações-levante


2) Estabeleça metas e siga as dicas para economizar dinheiro

 A partir do momento que você sabe exatamente qual é o seu custo mensal, é a hora de criar metas para as suas despesas, criando categorias:

– 50% da renda para gastos essenciais, como moradia, alimentação, transporte, educação, etc.

– 15% da renda para prioridades financeiras. Se possui dívidas, concentre-se em quitá-las. Se não, procure poupar para o futuro.

– 35% da renda para estilo de vida. Aqui, entram gastos relacionados a lazer e hobbies.

Quando estiver traçando as metas do seu orçamento, procure sempre arredondar as despesas para cima e a renda para baixo. Assim, você sempre vai ter uma “folguinha” nos valores.

 3) Contas em dia

 Como economizar dinheiro sem ter as contas em dia? Para garantir o pagamento de suas contas prioritárias, organize-as a ponto de deixar as datas de vencimento para o dia seguinte à data que seu salário cai na conta. Assim, fica bem mais fácil se organizar e pagar logo de cara os valores mais importantes de serem pagos. Ajustar a vida financeira.

4) Planeje a sua renda mensal

Se você é casado e/ou tem família, falar sobre finanças precisa fazer parte do dia a dia da casa para garantir que as finanças fiquem em dia.

Caso você seja um profissional autônomo e liberal, é preciso olhar para os últimos 12 meses e identificar a renda máxima, a mínima e a sazonalidade (aqueles períodos que você costuma ter maiores variações nos valores ganhos). Os seus gastos essenciais para o dia a dia precisam caber na renda mínima. Já nos meses que você tiver ganhos acima da média, guarde a diferença para investir da melhor forma (aqui, conte com os conteúdos e analistas da Levante para entender quais são as melhores opções para o seu perfil).

5) Repense o seu estilo de vida

Isso é fundamental se você quer realmente aprender como economizar dinheiro.

– Use o cartão de crédito com consciência: Por nos dar a falsa sensação de que temos mais dinheiro do que realmente temos, o cartão pode ser um perigo. Por isso, evite ao máximo parcelar compras e procure sempre pagar suas compras à vista (de preferência com dinheiro vivo).

– Evite usar as compras como consolo: Quem nunca comprou algo pensando na frase “Eu mereço”, que atire a primeira pedra. Neste caso, não se trata de merecimento, mas sim de priorização dos seus objetivos financeiros em detrimento dos impulsos de consumo.

– Que tal pedir mais coisas emprestadas? Muitas vezes precisamos de alguns itens que raramente vamos usar novamente, como uma furadeira ou até mesmo uma roupa de festa. Em vez de pagar caro por um item desses, que tal pedir emprestado e evitar o gasto?

– Comprar algo novo ou consertar o antigo? Quando se deparar com um eletrodoméstico quebrado ou uma roupa que não serve mais, evite o impulso de ir ao shopping comprar um novo. Avalie se há a possibilidade de conserto, já que ela pode sair bem mais barata.

– Troque o jantar fora por uma refeição caseira: Se você gosta de comer fora aos finais de semana, procure trocar as refeições em restaurantes por comidas feitas em casa. Você vai ver que a economia vai ser gritante.

– Faça você mesmo: Em vez de contratar uma faxineira duas vezes por semana ou um pintor para mudar as cores da sua casa, procure botar a mão na massa e faça você mesmo algumas dessas atividades. Assim, você vai evitar gastos desnecessários.


>> INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER ‘E EU COM ISSO’ PARA FICAR POR DENTRO DAS MAIS IMPORTANTES NOTÍCIAS DO MERCADO DIARIAMENTE! <<


6) Organize suas finanças

Se você possui alguma dívida, sua prioridade número 1 tem de ser quitá-las. Caso consiga pagar à vista, você conseguirá um bom desconto. Caso contrário, procure seus credores e renegocie os valores para que possa chegar a parcelas que caibam no seu orçamento. Prefira sempre também quitar aquelas modalidades mais caras de crédito, como o cheque especial e o cartão de crédito.

Caso você esteja com as contas em dia, crie metas de valores para guardar todo mês. O ideal é que pelo menos 15% da sua renda mensal seja poupada e investida. Mas, se por acaso você não conseguir juntar esse valor, divida sua meta por semana ou até mesmo por dia.

Aqui, uma dica importante: encare a sua reserva como mais uma despesa: assim que o pagamento cair na conta, já separe o valor. O mesmo vale para valores extras que porventura você receber. Procure guardar e mantenha sempre uma reserva de emergência (para eventuais momentos que você possa precisar do dinheiro).

Fique atento às seis dicas de como economizar dinheiro que apresentamos e procure colocá-las em prática. Gostou das dicas? Compartilhe nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a ajustar a vida financeira.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Domingo de Valor

Múltiplo P/VPA

Na coluna de hoje eu encerro a série sobre avaliação de empresas (valuation). Irei falar sobre o múltiplo P/VPA, um dos múltiplos de avaliação mais

Read More »
E eu com isso

Alta na fragmentação partidária

A fragmentação partidária, no âmbito do Executivo municipal, aumentou pela quinta vez consecutiva em eleições municipais no Brasil. Em 2004, as cinco principais legendas concentravam

Read More »
E eu com isso

Novidades entre Itaú e XP

Nesta segunda-feira (30), após o fechamento do mercado a XP divulgou um fato relevante anunciando a emissão de um follow-on que deve injetar cerca de

Read More »
Ações do Índice Bovespa em telão.
E eu com isso

Dezembro com lucro

O último mês do ano não costuma ser um período de fortes emoções na bolsa. Explica-se. Os investidores profissionais, que administram recursos de terceiros, costumam

Read More »
E eu com isso

Destaques do Petrobras Day

Nesta segunda-feira (30), a Petrobras realizou o evento virtual anual da companhia, o Petrobras Day, para apresentar maiores detalhes do plano de negócios 2021-2025, divulgado

Read More »
E eu com isso

Resultados do segundo turno

Os resultados do segundo turno das eleições municipais vieram em linha com o esperado. Conforme previmos, Bruno Covas (PSDB) venceu em São Paulo, Eduardo Paes

Read More »
Fechar Menu
Fechar Painel