Nesta segunda-feira (7) a XP (XP:NASDAQ) fechou mais um acordo para transformar um escritório de agentes autônomos (AAI) em corretora, a Faros.
Com mais de 20 bilhões de ativos sob custódia, a Faros se tornou o maior escritório a fechar um acordo deste tipo e irá se transformar em uma corretora utilizando a plataforma tecnológica da XP.
Um ponto que chama a atenção quanto à negociação foi a participação da XP na negociação, que acabou com 28% do capital da nova corretora, enquanto nos últimos dois acordos, com Messem e Monte Bravo, a companhia ficou com 49,9% e 45,5%.
Os sócios de ambas as partes afirmaram que a diferença no desenho do acordo quanto aos outros fechados tem relação com a forma do acordo, onde a XP tem opcionalidade de comprar uma fatia maior da nova corretora no futuro.
A expectativa é que a transformação em corretora, que ainda precisa ser aprovada pelo Banco Central, seja concluída em 12 meses.
E Eu Com Isso?
Como já vínhamos falando nos acordos anteriores, o movimento da XP é positivo para a companhia e vem como uma resposta à ofensiva que o BTG Pactual (BPAC11) começou a fazer em relação a rede de AAIs da XP, dando início a esse movimento de transformar os AAIs em corretoras.
Esperamos impacto positivo nas ações da companhia (XP:NASDAQ) no curto-prazo.
A XP já chegou a encaminhar um comunicado ao mercado dando mais detalhes quanto a essa preocupação da saída de escritórios da sua rede.
Segundo a companhia, considerando todos os escritórios que entraram desde janeiro de 2020, a companhia vem sendo capaz de reter cerca de 80% dos ativos que entram.
Esta mudança nos padrões do mercado ainda traz diversas incertezas quanto ao potencial do ponto de vista financeiro.
Se por um lado a XP está tendo que se esforçar mais para manter sua dominância no setor de agentes autônomos, investimentos para o crescimento desses escritórios podem ajudar na aceleração do crescimento do mercado como um todo, “roubando” os ativos que hoje estão sob custódia dos grandes bancos, muitas vezes mal geridos.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—