A XP Inc. (XP) emitiu um fato relevante nesta quarta-feira (22) esclarecendo algumas questões relacionadas a sua parceria com os escritórios de Agentes Autônomos Independentes (AAI), com intuito de diminuir a percepção de risco do seu negócio após o BTG Pactual (BPAC11) avançar sobre os seus parceiros na última semana (escritório EQI).
De acordo com os dados da XP dos últimos 2 anos, 18 escritórios da XP deixaram a plataforma, correspondendo a 9,9 bilhões de reais em ativos sob custódia. Deste total, apenas 13 por cento dos ativos sob custódia foram de fato migrados para uma outra corretora no prazo de 6 meses, número bem abaixo de algumas informações que circulavam no mercado. No total, após 12 meses, apenas 30% dos ativos sob custódia dos agentes autônomos deixaram a plataforma.
Além disso, a XP também anunciou que irá implementar um modelo de negócio parecido com que o BTG Pactual tem ofertado aos escritórios, auxiliando-os a constituírem uma instituição financeira registrada no Banco Central.
Embora custoso, este modelo permitiria uma série de vantagens e simplificações societárias aos sócios dos escritórios de AAI, um dos pontos que pode ter sido crucial para a decisão de saída dos últimos escritórios.
Os dados divulgados pela XP Inc (XP) na quarta-feira são positivos e foram bem recebidos no mercado, com as ações subindo 1,5 por cento na sessão de quarta-feira (22). Já a notícia do comprometimento da companhia em auxiliar os escritórios na constituição das suas respectivas instituições financeiras também é positiva, mas com baixo potencial de afetar o preço das ações no curto prazo.
Mais uma vez, a XP demonstra a sua agilidade na tomada de decisão e na implementação dos processos, algo que marca a trajetória de crescimento e adaptação da companhia. O time de relações com investidores da empresa tem realizado um bom trabalho junto ao mercado nos últimos meses, apresentando dados e informações de maneira correta e oportuna.
Conforme comentamos anteriormente, o aumento na concorrência no segmento de assessoria de investimentos é, sobretudo, positivo para o investidor, pois levará a melhora no serviço prestado aos clientes.
Esperamos que a novela entre XP e BTG esteja apenas nos capítulos iniciais. Esta rivalidade é saudável para a competição do setor no Brasil.
–
* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.