Levante Ideias - Trump Preocupado

Xadrez em Washington

As surpresas da eleição americana continuaram durante a apuração da quarta-feira (4). A probabilidade de vitória do candidato Joe Biden aumentou ao longo do dia, com o democrata vencendo em estados-chave como Michigan e Wisconsin. Essas vitórias elevaram para 253 o número de delegados de Biden, ante 214 delegados para Donald Trump, que busca a reeleição, segundo o jornal The New York Times. A apuração prossegue nesta quinta-feira, com a contagem dos votos enviados pelo correio. A disputa deve ser acirrada em Nevada, na Georgia e na Pensilvânia, capazes de decidir a eleição.

Enquanto os votos são contados, os analistas calculam os próximos lances do xadrez político que deve se desenrolar em Washington de agora em diante. Apesar de a probabilidade de uma vitória de Biden ter aumentado, tornou-se menos provável a hipótese da chamada “onda azul”, o cenário em que, além da Presidência, os democratas manteriam a maioria na Câmara dos Deputados e a conquistariam no Senado. Alguns candidatos democratas ao Senado foram derrotados, o que garante a maioria republicana e estabelece um freio em propostas ruins para as empresas.

Isso está animando as ações na manhã desta quinta-feira, com altas fortes na Ásia (1,7 por cento em Tóquio, 3,2 por cento em Hong Kong) e de mais de 1,5 por cento em Frankfurt durante a manhã. Também estimulou um avanço dos contratos futuros do Ibovespa, do índice americano Standard & Poor’s e dos American Depositary Receipts (ADR) brasileiros (Leia mais abaixo).

Além de a possibilidade de um maior equilíbrio de forças políticas, os investidores se animaram com as perspectivas de um avanço adicional nos pacotes de estímulo à economia americana. Nesta quinta-feira se encerra a reunião do Fomc, o Copom americano. Apesar de não esperarem mudanças na política monetária nem nas taxas de juros, os investidores ficarão muito atentos às declarações do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell. Ele poderá defender novas medidas para combater o impacto econômico do crescimento dos casos de infecção pelo coronavírus. Apenas na quarta-feira (4), os Estados Unidos registraram mais 108 mil novos infectados, com mais 1.200 vítimas fatais. A progressão quase geométrica da segunda onda da Covid-19, turbinada pelas aglomerações políticas, pode levar a medidas adicionais de isolamento social, comprometendo a retomada da economia. Com isso, esperam-se mais medidas de estímulo.

As notícias de maioria republicana no Senado e as expectativas de mais medidas de estímulo à economia animaram os investidores. No início da manhã, os contratos futuros de Ibovespa e do índice americano S&P 500 estavam com altas superiores a 1,5 por cento. Os American Depositary Receipts (ADR) de empresas brasileiras negociadas nos Estados Unidos avançavam 3,2 por cento.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.