weintraub-450x269

Weintraub pede demissão

Como antecipei desde o vídeo da reunião ministerial, a permanência de Weintraub à frente do Ministério da Educação era cada dia mais difícil. Na tarde desta quinta (18), o ministro entregou oficialmente seu cargo por meio de vídeo, gravado ao lado do presidente Jair Bolsonaro. 

A sua saída era iminente, por ser um elemento central da crise entre o Executivo e o Judiciário (Weintraub cruzou a linha quando fez duras críticas ao Supremo Tribunal Federal, o STF). Os últimos dias foram de negociações para realocar Weintraub em algum espaço no governo. A solução: ele será indicado para o posto de diretor-executivo no Banco Mundial, vaga sujeita à aprovação de outros países.

Weintraub ficou um ano e meio no cargo e protagonizou uma série de polêmicas, desde seus vídeos de tom irônico e jocoso, passando pelas provocações à China, até as disputas envolvendo o Enem e orçamentos de universidades federais.

A saída de Weintraub não era desejo do presidente. Bolsonaro via no ministro um grande defensor de seus valores e uma figura bastante popular entre a base eleitoral mais próxima do governo. As pressões, contudo, pela saída de Weintraub – tanto internas quanto externas – impossibilitaram que o ex-ministro continuasse. 

Mantê-lo no cargo seria dar continuidade à cisão entre os Poderes e o governo vem tentando fazer justamente o contrário. Espera-se uma leve melhora no relacionamento entre Executivo, Legislativo e Judiciário. Agora, o substituto da pasta deve seguir a mesma linha ideológica, mas não deve se envolver em polêmicas.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: A prisão de Fabrício Queiroz

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.