Sem divulgar os valores da transação, a WEG (WEGE3) anunciou na última quinta-feira (2) que adquiriu o controle da startup BirminD, uma empresa de tecnologia que atua no mercado de Industrial Analytics, ramo que permite aproveitar ferramentas de Big Data e Machine Learning para criar operações industriais avançadas.
A WEG informou que passa a ter 51 por cento do capital da BirminD, com possibilidade, prevista em contrato, de aumentar sua participação futuramente.
No dia 23 de junho, a WEG também já havia anunciado a compra da startup Mvisia, especializada em soluções de inteligência artificial aplicada à visão computacional para a indústria.
Com duas aquisições de empresas startups focadas em inteligência artificial em apenas duas semanas, a notícia deve aumentar a expectativa do mercado para um futuro cada vez mais tecnológico para a WEG e, por isso, esperamos por um impacto positivo em suas ações (WEGE3) no curto prazo.
Segundo a companhia, a aquisição da BirminD complementa seu ecossistema digital e passa a oferecer as tecnologias de inteligência artificial aplicada, tanto a imagens quanto a ferramentas de Big Data e Machine Learning.
Apesar de atuar no ramo industrial, a WEG vai se caracterizando cada vez mais como uma empresa de tecnologia, argumento que justifica seus múltiplos elevados.