Levante Ideias - Senado

Votação de projeto contra “fake news” é adiada

Após não haver consenso entre parlamentares, o Projeto de Lei (PL) 2.630/2020, que visa combater a disseminação de conteúdos falsos, foi retirado de pauta nesta terça (2) pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

O relator do parecer, senador Ângelo Coronel (PSD-BA), atrasou propositalmente a entrega do novo texto, uma vez que o texto original foi mal recebido por diversas organizações da sociedade civil e também por aliados do governo. O projeto é controverso e senadores precisam de mais tempo para ter certeza de que respeitarão a linha tênue entre regulação e censura.

Por conta de uma atribuição tardia do relator do parecer, a minuta do texto criava ainda mais regras para o combate às “fake news” e tornava restritivo o uso das mídias digitais. Logicamente, ela foi rechaçada por senadores e considerada abusiva no que se refere à liberdade de expressão.

Agora, os senadores devem buscar deputados para construir um texto consensual entre as Casas e, assim, facilitar a tramitação. A votação do PL 2.630, agora, ficará para depois do dia 10 de junho, quando o Supremo Tribunal Federal vai julgar, em plenário, ação que questiona a validade do inquérito das “fake news”.

O tema é bastante delicado e deve se arrastar ainda por um tempo no Congresso Nacional, apesar do inquérito envolvendo grupos ligados ao Planalto. O crime praticado na internet deve ser combatido, mas respeitando sempre a liberdade de expressão e sem cercear direitos do cidadão – por isso, um debate mais aprofundado e coeso é necessário e positivo.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Maia cobra liderança mais conciliadora

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.