Levante Ideias - Senado

Votação da reforma não passa de hoje

Votação da reforma não passa de hoje

Após atrasos e mais atrasos em sua tramitação no Senado, a PEC da reforma da Previdência será votada na noite desta terça-feira em plenário. O presidente da casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), confirmou que a proposta deve ser votada na CCJ durante o dia e votada pelos senadores durante a noite de hoje. Segundo suas expectativas, a reforma deve ter cerca de 62 ou 63 votos favoráveis (76-77 por cento), descartando qualquer possibilidade de não aprovação da matéria.

O que preocupa o governo, no entanto, é a apresentação de destaques ao texto original (mudanças que podem ser feitas após a aprovação do “esqueleto” do texto). Os principais riscos giram em torno das aposentadorias especiais e do abono salarial. Neles, pode se perder cerca de 100 bilhões de reais de economia em 10 anos, deixando a economia fiscal da reforma menos eficaz.

E Eu Com Isso?

A aprovação quase certa do projeto em primeiro turno hoje deve impulsionar o Ibovespa, mas atenção para uma eventual ressaca no dia de amanhã, já que a votação da reforma ocorrerá após o pregão de hoje e pode trazer surpresas negativas. O papel da articulação do governo é essencial para manter a reforma da Previdência no patamar atual.

Leia também: Fernando Bezerra – Uma decisão que pode esperar

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.