Levante Ideias - Análise dados

Volta das ofertas de ações é um bom sinal (VVAR3, CNTO3, NATU3)

Via Varejo (VVAR3), Centauro (CNTO3) e Natura (NATU3) deram início ao processo de captação de recursos por meio de oferta subsequente de ações (follow-on). A Via Varejo vai buscar cerca de 5 bilhões de reais e a Centauro tem a intenção inicial de levantar ao menos 500 milhões, ambas operações voltadas exclusivamente para colocar dinheiro em caixa. Já a Natura informou ao mercado na sexta-feira, 8 de maio, que seu Conselho de Administração aprovou o aumento do capital social entre 1 bilhão e 2 bilhões de reais. 

Executivos e banqueiros próximos às operações dizem que não se trata de uma reabertura do mercado, que ainda enfrenta um cenário complexo e desafiador, mas de operações pontuais de companhias que necessitam recursos neste momento – isso inclui a operação de aumento de capital anunciada pela fabricante de cosméticos Natura.

A crise aumenta os ruídos e abafa os sinais. Porém, na nossa visão, o retorno das captações via ofertas subsequentes de ações é um sinal de maior visibilidade por parte das empresas. Desta forma, apesar do momento atual conturbado, entendemos que a volta dos follow-ons, ainda que de forma pontual, é uma notícia positiva não apenas para as empresas citadas acima, mas para o mercado de capitais brasileiro.

Apesar da boa notícia no curto e médio prazo, uma nova oferta primária significa a diluição dos atuais acionistas, além de uma pressão negativa por partes do investidores institucionais, que querem pagar o menor preço possível pela ação durante a oferta. Por isso, é comum que haja uma queda no preço na ação no curtíssimo prazo quando há uma expectativa de follow-on. 

As informações sobre as ofertas das varejistas Via Varejo e Centauro pressionaram as ações das duas companhias no pregão de sexta-feira (8). A primeira caiu 9,14 por cento e a segunda desvalorizou-se 6,42 por cento, na contramão do Ibovespa. que fechou em alta de 2,75 por cento. Outro fator que contribuiu para a forte correção da Via Varejo no último pregão foi o fato de suas ações terem tido a maior alta do Ibovespa no mês de abril, com valorização de 73,9 por cento.

A Natura divulgou seu resultado do primeiro trimestre de 2020 na última sexta-feira (8). Ficamos agora no aguardo das varejistas: Via Varejo divulgará seu resultado quarta-feira (13) enquanto a Centauro divulgará na quinta-feira (14), ambos após o fechamento do mercado.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Via Varejo (VVAR3): oferta de ações pode estar a caminho

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Centro órfão | Política sem Aspas

A depender da abordagem utilizada, o universo da ciência política costuma dialogar fortemente com a ciência econômica, e vice-versa. Temas como análise de instituições e

Read More »
Levante Ideias - Eletrobras
E eu com isso

Medida Provisória aprovada

Foi com um placar apertadíssimo, mas a Medida Provisória 1.031/21, que trata da desestatização da Eletrobras, foi aprovada no Senado Federal. Teve atraso na entrega

Read More »
Levante Ideias - Commodities
E eu com isso

Commodities em alta

A semana se encerra com os investidores refazendo as contas sobre o comportamento dos preços dos ativos físicos, especialmente as commodities. O que está em

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel