Via Varejo (VVAR3) divulga resultado do terceiro trimestre
O resultado do terceiro trimestre da Via Varejo (VVAR3) foi ruim, como esperado, e veio abaixo das expectativas em termos de prejuízo líquido de 383 milhões de reais.
O principal destaque negativo foi a forte queda de 17,3 por cento nas vendas brutas (GMV). Esse resultado foi bem pior do que a expectativa do mercado, que previa uma queda de 4,4 por cento.
Sob nova direção, a empresa fez diversos ajustes em sua operação e contabilizou despesas com provisões para perdas com estoques (149 milhões de reais), para perdas com ativos imobilizado e intangível (160 milhões de reais), além de despesas com reestruturação (12 milhões de reais).
No lado positivo, houve redução do nível de estoques, em especial uma “limpa” nos produtos que tinham problemas de giro. Nesse caso, o estoque foi reduzido em 1 bilhão de reais em 12 meses, caindo para 4,5 bilhões de reais. Esse estoque representa um saldo equivalente a 101 dias de vendas, redução de 13 dias no giro do estoque.
Além disso, a companhia conseguiu aumentar a participação das vendas de produtos de terceiros (marketplace), que representou 30 por cento das vendas totais – devido ao crescimento de 79 por cento no período.
E Eu Com Isso?
Esperamos impacto negativo no preço das ações ON da Via Varejo (VVAR3) no curto prazo. Porém, acreditamos que este resultado trimestral abaixo do esperado já está refletido no preço das ações e que o pior parece ter ficado para trás.
Leia também: Bolsa aos 178 mil pontos