Levante Ideias - Vale

Vale (VALE3) – Produção e vendas no primeiro trimestre de 2020

A mineradora Vale (VALE3) divulgou seus dados operacionais de produção referentes aos primeiros três meses de 2020 na sexta-feira (17), após o fechamento do mercado. A mineradora informou uma produção de 59,6 milhões de toneladas de minério de ferro, uma queda de 23,9 por cento em comparação com o quarto trimestre de 2019 e de 18,2 por cento em comparação com o mesmo trimestre do ano passado. 

O resultado do primeiro trimestre de 2020 ficou cerca de 5,4 por cento abaixo da menor estimativa (guidance) feita pela própria empresa, em 11 de fevereiro, que era de 63 a 68 milhões de toneladas. A produção foi afetada pelas fortes chuvas no primeiro trimestre.

Com os números, a mineradora revisou seu guidance de produção de minério de ferro em 2020, passando de 340 milhões a 355 milhões de toneladas para 310 milhões a 330 milhões de toneladas, redução de 9 por cento.

Apesar do volume de produção e de vendas de minério de ferro terem vindo abaixo do esperado, esperamos impacto neutro nas ações da Vale (VALE3) no curto prazo devido à resiliência dos preços do minério ferro.

Em 2020, as ações da Vale (VALE3) recuam consideravelmente menos do que o Ibovespa. A queda foi de 17,5 por cento, ante 31,7 por cento do índice.

Os preços do minério de ferro se mostraram resilientes em meio à crise do Covid-19, mantendo uma média de 89 dólares por tonelada no período e deverão compensar parcialmente os volumes mais baixos de produção. 

Acreditamos que os estímulos do governo chinês, associados à recuperação da atividade econômica chinesa, possam manter os preços do minério de ferro em níveis saudáveis. 

Embora o impacto do Covid-19 tenha sido limitado até o momento, a Vale disse que as consequências podem piorar. A empresa decidiu limitar as operações no Canadá e na Ásia. Além disso, a resiliência dos preços do minério de ferro neste ano poderá em breve ser testada, pois as principais mineradoras estão prestes a aumentar a produção, mesmo com o risco de que o vírus continue interrompendo o suprimento.

No dia 24 de março, a Vale anunciou medidas para reforçar o caixa da companhia frente às incertezas da pandemia de coronavírus. A principal delas foi um saque de 5 bilhões de dólares em linhas de crédito rotativo, uma espécie de “cheque especial” mantido junto aos bancos.

A dívida líquida da Vale é de 4,9 bilhões de dólares, equivalente à metade da geração de caixa anual medida pelo Ebitda, menor nível de endividamento da Vale desde 2008.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Vale (VALE3): resultado do segundo trimestre – 01/08

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.