Empresa Vale

Vale (VALE3) e MG fecham acordo sobre Brumadinho

Nesta quinta-feira (04) pela manhã, após a abertura de mercado, a Vale (VALE3) divulgou em fato relevante a assinatura do acordo para a reparação dos danos causados em Brumadinho junto com o governo do estado de MG e demais órgãos públicos envolvidos, encerrando uma longa disputa.

O valor total foi firmado em 37,6 bilhões de reais, um meio termo entre os 29 bilhões de reais oferecidos inicialmente pela Vale e os 55 bilhões de reais pedidos pelo governo do estado. Isso acarretará uma despesa adicional de 19,8 bilhões de reais para a companhia, despesa que será reconhecida ainda no balanço de 2020. O resultado do último trimestre do ano será divulgado no dia 25 de fevereiro, após o fechamento de mercado.

E Eu Com Isso?

A notícia é positiva para a Vale apesar da despesa adicional bilionária. O acordo retira a incerteza sobre o caso, que corria o risco e voltar à Justiça e se arrastar por anos a fio. A demora na definição do valor a ser pago pela Vale como indenização seria uma situação perde/perde para o caso.

A principal divergência não estava tanto no valor da indenização, mas em uma definição clara da destinação dos recursos pelo governo de Minas Gerais. Essa questão parece estar solucionada, pois há uma lista pronta de investimentos e reparações a ser realizados com o montante acordado.

O governo de MG já vai publicar editais convocando para as obras de infraestrutura programadas com o montante da indenização, além de extensão do auxílio financeiro às famílias direta ou indiretamente atingida pelo desastre. Cerca de 30 por cento dos recursos serão destinados à região de Brumadinho para reparações ambientais, socorro às famílias e investimentos para fomentar a economia local.

Com a solução do caso retira-se um peso grande de incerteza em relação à Vale, melhorando sua imagem perante investidores globais, com estes podendo voltar os olhos para a companhia novamente. Enxergamos um impacto positivo no curto prazo no preço das ações da Vale (VALE3), porém estas ainda podem sofrer uma volatilidade com os investidores absorvendo o impacto da despesa adicional e do esfriamento da demanda por minério de ferro na China devido ao inverno e ano novo lunar no país.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Produção e vendas da Vale (VALE3).

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.