Empresa Vale

Vale (VALE3) e MG fecham acordo sobre Brumadinho

Nesta quinta-feira (04) pela manhã, após a abertura de mercado, a Vale (VALE3) divulgou em fato relevante a assinatura do acordo para a reparação dos danos causados em Brumadinho junto com o governo do estado de MG e demais órgãos públicos envolvidos, encerrando uma longa disputa.

O valor total foi firmado em 37,6 bilhões de reais, um meio termo entre os 29 bilhões de reais oferecidos inicialmente pela Vale e os 55 bilhões de reais pedidos pelo governo do estado. Isso acarretará uma despesa adicional de 19,8 bilhões de reais para a companhia, despesa que será reconhecida ainda no balanço de 2020. O resultado do último trimestre do ano será divulgado no dia 25 de fevereiro, após o fechamento de mercado.

E Eu Com Isso?

A notícia é positiva para a Vale apesar da despesa adicional bilionária. O acordo retira a incerteza sobre o caso, que corria o risco e voltar à Justiça e se arrastar por anos a fio. A demora na definição do valor a ser pago pela Vale como indenização seria uma situação perde/perde para o caso.

A principal divergência não estava tanto no valor da indenização, mas em uma definição clara da destinação dos recursos pelo governo de Minas Gerais. Essa questão parece estar solucionada, pois há uma lista pronta de investimentos e reparações a ser realizados com o montante acordado.

O governo de MG já vai publicar editais convocando para as obras de infraestrutura programadas com o montante da indenização, além de extensão do auxílio financeiro às famílias direta ou indiretamente atingida pelo desastre. Cerca de 30 por cento dos recursos serão destinados à região de Brumadinho para reparações ambientais, socorro às famílias e investimentos para fomentar a economia local.

Com a solução do caso retira-se um peso grande de incerteza em relação à Vale, melhorando sua imagem perante investidores globais, com estes podendo voltar os olhos para a companhia novamente. Enxergamos um impacto positivo no curto prazo no preço das ações da Vale (VALE3), porém estas ainda podem sofrer uma volatilidade com os investidores absorvendo o impacto da despesa adicional e do esfriamento da demanda por minério de ferro na China devido ao inverno e ano novo lunar no país.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Produção e vendas da Vale (VALE3).

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Federal Reserve
E eu com isso

O Fed e a China

A terça-feira (27) começa com os mercados sob forte expectativa do que vai ocorrer nas principais economias. Há pontos que demandam atenção nos Estados Unidos,

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

Veto ao fundão

O presidente Bolsonaro confirmou, nesta segunda-feira (26), que deve vetar o montante de R$ 5,7 bilhões destinados ao Fundo Especial de Financiamento de Campanhas (mais

Read More »
Levante Ideias - Tesla
E eu com isso

Resultados da Tesla (TSLA) do 2T21

A Tesla (TSLA), referência global no mercado de veículos elétricos, apresentou nesta segunda-feira (26), após o fechamento do mercado, o seu resultado referente ao segundo

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel