Na próxima quarta-feira (15), ocorrerá a última reunião do ano do Tribunal do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), que avalia a proposta de fusão das locadoras Unidas (LCAM3) e Localiza (RENT3). A expectativa é que o tema seja discutido nesta reunião, com a pauta da mesma sendo publicada nesta quinta-feira (09) no Diário Oficial da União.
Caso seja discutido o tema, o Cade finalmente irá encerrar o imbróglio iniciado há pouco mais de um ano e meio a respeito da fusão das companhias, porém com desfecho ainda incerto devido à forte divisão entre os conselheiros nos bastidores.
E Eu Com Isso?
O processo no Cade já se alonga há algum tempo por se tratar de uma operação complexa, com a SG (Superintendência-Geral) do órgão tendo, em setembro, recomendado remédios que foram considerados menos amargos do que o esperado.
Na nossa visão, vemos a fusão como muito provável, levando em consideração que nunca houve uma sinalização de reprovação total, inclusive com a SG já tendo dado indicação favorável em setembro.
No entanto, podemos esperar remédios mais contundentes do que os que foram previamente divulgados. Quanto a isso, a Localiza já manifestou estar aberta a realizar concessões, com rumores de que estaria disposta a vender a marca Unidas tendo sido divulgados recentemente.
O prazo final para o veredicto, iniciado em setembro de 2020, ocorre no início de janeiro e precisa ser votado antes do recesso.
Assim, se ficar fora da pauta da reunião de quarta-feira (15), será necessária uma sessão extraordinária para discussão do tema pelos conselheiros, algo não usual.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—