Congresso nacional EECI Levante Ideias de Investimentos

Uma reforma apoiada por governadores

Uma reforma apoiada por governadores

Com a agenda de reformas ainda em foco no Congresso Nacional, muitas articulações vêm sendo feitas para possibilitar uma tramitação menos conturbada possível das medidas. No caso da reforma tributária, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o relator da Comissão Mista da reforma, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e governadores de todos os estados brasileiros negociam a produção de um texto que não prejudique a arrecadação dos governos estaduais.

Historicamente, governadores nunca apoiaram qualquer proposta de reforma tributária por entender que o desfecho acarretaria perda na arrecadação de seus estados. Desta vez, negociam-se mecanismos para contornar essa eventual frustração de receita caso impostos estaduais sejam extintos e/ou modificados. O apoio de estados importantes, como São Paulo, por exemplo, aumenta o clima político positivo para a aprovação de uma reforma.

Os principais líderes do Congresso continuam negociando um consenso em torno da proposta de reforma tributária para, quando a Comissão Mista da Reforma Tributária iniciar seus trabalhos na volta do recesso, ter o máximo de celeridade possível na sua tramitação. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, acredita na aprovação da PEC ainda no primeiro semestre de 2020 – apesar de alguns parlamentares demonstrarem vontade de adiar a discussão para depois das eleições municipais, por receio de perder apoio em campanhas regionais.

A janela de oportunidade para reformas, de fato, continua aberta. No entanto, ela é curta em função das eleições no segundo semestre. Existe um clima político favorável nesse momento e o governo e Congresso tentam capitalizar em cima disso para fortalecer a economia nos próximos anos. Acreditamos que é possível aprovar uma reforma tributária até o recesso parlamentar do meio do ano.

▲ A notícia é positiva par a Bolsa


* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: As reformas a caminho

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Brasília - E Eu Com Isso - Levante
E eu com isso

O tempo não para em Brasília

A semana em Brasília será bastante movimentada, mesmo com o feriado nacional de Tiradentes nesta próxima quarta-feira (21). No radar, dois acontecimentos bastante importantes do

Read More »
Lojas Renner - LREN3 - Levante Investimentos
E eu com isso

Follow-on da Lojas Renner (LREN3)

Na tarde de sexta-feira (16), a Lojas Renner confirmou o planejamento de uma oferta subsequente de ações (follow-on), em resposta à notícia veiculada mais cedo

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel