Levante Ideias - Dinheiro

Um trimestre memorável

Os resultados do segundo trimestre de 2021 têm surpreendido positivamente os investidores. Esse é um fenômeno registrado tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.

Em Wall Street, 89% das empresas cujas ações formam o índice S&P 500 divulgaram lucros trimestrais superiores às expectativas. No caso das receitas, 86% mostraram números melhores que o esperado.

No Brasil, para ficarmos apenas nos resultados observados pelos analistas da Levante Ideias de Investimentos, que fazem parte deste E Eu Com Isso? (28 de julho), nenhum dos resultados frustrou as expectativas. Mesmo nos poucos casos que a maioria das linhas do demonstrativo de resultado veio em linha com o esperado, pelo menos algum número superou o previsto.

Esse fenômeno tem três causas principais.

A primeira foi a pandemia. A Covid-19 teve um custo humano inimaginável, e as medidas de restrição foram prejudiciais, até mesmo mortais, para milhares de empresas de pequeno porte.

Isso provocou uma concentração dos resultados nas maiores corporações.

A segunda, também decorrente da pandemia, é uma distorção estatística. Os resultados do 2T20 foram muito ruins, com uma queda absurda na maioria dos faturamentos e dos lucros.

Assim, os resultados do 2T21 parecem muito melhores em comparação.

O terceiro motivo é interno às empresas.

Premiadas pela pandemia, elas tiveram de reaprender a trabalhar, intensificando o uso da tecnologia e apostando no home office.

Isso levou muitas empresas a rever processos e procedimentos, reduzindo custos e elevando a eficiência.

Esse processo de fazer mais com menos recursos, conhecido pelo nome técnico de alavancagem operacional, permite uma melhora exponencial dos resultados mesmo com um avanço pequeno no nível de atividade econômica.

Tudo isso explica os bons resultados.

Apesar de dois desses motivos – a pandemia e a concentração de atividades nas maiores empresas – terem um efeito decrescente, algumas das melhoras vieram para ficar.

Por exemplo, diversos setores registraram processos de consolidação, em que as maiores empresas adquiriram outras menores e ganharam escala.

Além disso, os ganhos de eficiência e de produtividade serão duradouros. Por isso, os bons números do segundo trimestre devem estabelecer um novo patamar para as empresas.

E Eu Com Isso?

O dia começa com um movimento de alta dos contratos futuros do Ibovespa, apesar de o mercado internacional estar sem uma tendência definida, à espera do resultado da reunião do Federal Reserve (Fed), o banco central americano.

Os bons resultados das empresas estão sustentando a alta do Ibovespa, apesar de uma reviravolta no discurso expansionista do Fed poder alterar esse cenário.

As notícias são positivas para a Bolsa em um cenário de volatilidade.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: O Fed e a China.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Câmara dos Deputados
E eu com isso

Rumo ao plenário

Na esteira do que antecipamos nesta quinta-feira (23), a comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32/2020, que

Read More »
Levante Ideias - Bitcoin China
E eu com isso

BC chinês proíbe criptomoedas

A semana está terminando como começou, com notícias da China provocando turbulências no mercado financeiro. A diferença, desta vez, é que a volatilidade está ocorrendo

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.