congressoxeua

Um olho no Congresso, outro nos EUA

Um olho no Congresso, outro nos EUA

A terça-feira será bastante movimentada no âmbito da política. Com duas agendas muito importantes em locais diferentes, as atenções estarão divididas entre a votação do veto ao Orçamento Impositivo, em Brasília, e a Super Terça das primárias democratas, nos EUA.

As 14h, o Congresso Nacional se reúne para analisar e votar vetos do presidente Bolsonaro. Entre eles, o veto parcial ao projeto de lei aprovado pelos parlamentares que inclui o chamado orçamento impositivo na Lei de Diretrizes Orçamentárias. Está em jogo um montante de cerca de 30 bilhões de reais de despesas discricionárias que, atualmente, são de competência do Executivo. Caso o veto seja derrubado, seria obrigatória a destinação desse valor aos deputados e senadores – tornando o desafio de reduzir as despesas do governo ainda mais difícil.

Enquanto isso, eleitores democratas de 15 estados vão às urnas hoje escolher quem eles consideram a melhor opção para concorrer à Presidência dos EUA contra o republicano Donald Trump. A Super Terça leva esse nome pois decide cerca de um terço dos delegados (representantes dos eleitores, já que a votação no país é indireta) que irão, nas convenções nacionais do partido, eleger o nome do candidato. Ainda estão no páreo os democratas: Joe Biden, Bernie Sanders, Michael Bloomberg e Elizabeth Warren.

Ao que tudo indica, por aqui, o veto do presidente será mantido. Seria necessário maioria absoluta das duas casas (Câmara, 257 votos, e Senado, 41 votos) para a derrubada do veto e os senadores não devem corroborar com tal cenário. Evidentemente, houve uma negociação do governo com o presidente Davi Alcolumbre (DEM-AP) e não será nenhuma surpresa se alguma pauta-bomba econômica for aprovada nas próximas semanas.

Já nos EUA, após os resultados de hoje, espera-se que a disputa fique entre Bernie Sanders e Joe Biden – acirrando, finalmente, a corrida entre os democratas.

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: O Congresso está de volta

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte I

No Comentário de nº 9 da Instituição Fiscal Independente, “Considerações sobre o teto de gastos da União”, Felipe Salto, Daniel Couri e Josué Pellegrini recortam

Read More »
E eu com isso

Redução de jornada até dezembro

O presidente Jair Bolsonaro assinou, ontem (13) a prorrogação da redução proporcional de jornada e salários e suspensão temporária do contrato de trabalho, medidas previstas

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel