A Levante traz as melhores ideias de investimento

Um impasse sobre o auxílio

Caminhando para o início de julho, as discussões sobre a prorrogação do auxílio emergencial ficam cada vez mais relevantes e devem nortear o diálogo entre Executivo e Legislativo. Inicialmente previsto em três parcelas de 600 reais (abril, maio e junho), a tendência é que o pagamento seja estendido pelo menos em dois ou três meses, mas senadores, deputados e governo discordam sobre os valores da extensão do benefício. 

O governo anunciou, na última quinta-feira (25), que pretende prorrogar o auxílio por mais três meses, diminuindo os valores gradativamente (para, respectivamente, 500, 400 e 300 reais nos meses de julho, de agosto e de setembro). Já o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defende a prorrogação do auxílio em mais dois meses no valor atual, totalizando a mesma quantidade a ser gasta pelo governo, só que de modo mais concentrado.

Senadores, porém, criticaram a iniciativa de diminuir o montante repassado aos grupos mais vulneráveis. Uma parcela do Senado defende que o benefício deve ser prorrogado até o fim do ano, ou enquanto durar a pandemia, no valor atual (600 reais). Para tornar a questão mais complexa, em meio a discordâncias sobre o pagamento do auxílio, ainda se coloca um debate sobre uma renda mínima universal para os brasileiros.

As discussões devem se intensificar nas próximas semanas e será necessário ficar atento ao desfecho sobre o auxílio, por motivos fiscais. Parece inevitável uma prorrogação de dois ou três meses pelo menos, envolvendo mais 1.200 reais somados. Caso os valores mensais não sejam de 600 reais, o governo terá de enviar um novo projeto de lei ao Congresso para tipificar tal mudança. Mantendo o valor em 600 reais, seria possível modificar o benefício sem necessidade de novo PL. Sendo prorrogado, o auxílio dará mais tempo para as discussões sobre renda mínima e suas variações e inevitavelmente representará mais gastos – e, portanto, um maior rombo fiscal – em 2020.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Auxílio sancionado com veto: promessa mantida

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.