A subsidiária da Ultrapar (UGPA3), a Ultragaz, está mirando expandir seus negócios e diversificar a sua linha de operação, principalmente após a abertura do mercado de refino com a venda das refinarias pela Petrobras.
A Ultrapar está na disputa pelas duas refinarias do sul do país, a Repar (PR) e Refap (RS), ambas com potencial de sinergias importantes com as operações de gás e combustíveis, Ipiranga, Ultragaz e Ultracargo.
Além da expansão, a Ultragaz está desenvolvendo novas soluções e diversificando seus meios de distribuição e agregando mais valor em seus produtos como o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) a granel, voltada para comércio e indústrias (operação de margem maior), desenvolvendo soluções personalizadas para cervejarias e plantas de beneficiamento de algodão, substituindo o meio de geração energética de seus clientes pela infraestrutura de GLP, melhorando a eficiência e parcerias com aplicativos para melhorar a capilarização da distribuição do gás de cozinha.
E Eu Com Isso?
A notícia é positiva para a Ultrapar que mostra não estar acomodada com a atual conjuntura operacional de seus negócios, mesmo em um segmento considerado estável e de crescimento moderado como é o caso da distribuição de GLP (Ultragaz).
A companhia vai destinar cerca de 90 milhões de reais para a expansão com a construção de mais 2 terminais de engarrafamento, já de olho na diversificação de fornecedores do GLP com a venda das refinarias. As mudanças recentes e inovações trazidas pela Ultragaz nos últimos anos, permitiram expandir as margens e atingir um Ebitda (métrica de geração de caixa potencial) recorde no último trimestre de 222 milhões de reais, puxando os resultados da Ultrapar para cima, ajudando a amortecer os resultados ainda levemente negativos de seu principal negócio, a Ipiranga.
Enxergamos um impacto positivo limitado no curto prazo, porém em um horizonte mais longo de tempo, os benefícios das mudanças e inovações constantes na divisão terão efeitos exponenciais e, acreditamos que se refletirão no preço das ações de maneira gradual conforme a divulgação dos resultados.