Levante Ideias - Uber Eats

Uber processa Nova York

A DoorDash Inc. (DASH), Grubhub Inc. e a unidade de delivery de comidas da Uber (Uber Eats) estão processando a cidade de Nova York por causa de sua lei que limita permanentemente a quantidade de comissões que os aplicativos podem cobrar dos restaurantes para usar seus serviços, o grande último capítulo da disputa entre as plataformas e os reguladores locais.

As três maiores empresas de entrega de alimentos entraram com o processo no Tribunal Federal de Nova York na noite desta quinta-feira (9), alegando que o teto de taxas é prejudicial e constitui uma prática abusiva do governo.

O limite de taxas custou às empresas centenas de milhões de dólares combinados até julho, detalhados no processo.

Os aplicativos costumam cobrar comissões de restaurantes de até 30% por pedido. A cidade de Nova York limitou temporariamente a taxa cobrada junto aos restaurantes durante a pandemia.

No mês passado, tornou o limite permanente, dizendo que as empresas de entrega de comida estão proibidas de cobrar dos restaurantes mais de 23% por pedido: 15% para entrega, 5% para listagem em aplicativos e 3% para taxas de processamento de cartão de crédito.

E Eu Com Isso?

A notícia é levemente positiva para as ações ligadas ao litígio, em especial à DoorDash, que opera exclusivamente no segmento de restaurantes e alimentos.

Para a Uber, a notícia também é relevante, mas o delivery de comidas ainda está em fase de expansão, com o segmento de caronas (ride-sharing) sendo o mais importante tanto em termos de receita quanto de resultado operacional.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Uber: Decisão em prol dos trabalhadores.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.