Levante Ideias - Uber

Uber: Europa em recuperação

De acordo com informações da divisão europeia da Uber (UBER), o número de caronas já voltou ao nível pré-pandemia em determinadas regiões. A situação é mais favorável em cidades que estão passando por uma flexibilização mais intensa nas medidas de distanciamento social, como Londres.

Considerando o continente como um todo e na semana do meio de maio, a Uber atingiu 80% do total das caronas apresentadas antes de 2020.

A evolução, contudo, não é homogênea. Na França, por exemplo, a situação da doença está um pouco mais delicada do que no restante do bloco, e o número de caronas está na faixa dos 70% em comparação aos patamares anteriores ao surgimento do vírus.

De qualquer forma, a evolução nas últimas semanas está acima do esperado pelos executivos da companhia.

A companhia fechou 2019 com 111 milhões de usuários mensais ativos. Esta medida caiu para 93 milhões em 2020. As receitas totais pré-comissão (Gross Bookings) caíram 11% no ano passado frente a 2019, mas com diferenças significativas dentro dos segmentos. A mobilidade caiu 50%, enquanto delivery de comidas cresceu 130% e fretes, 43%.

E Eu Com Isso?

A notícia é positiva para os acionistas da Uber e pode refletir positivamente nas ações UBER no curto prazo. Porém, o impacto pode ser mais relevante após a divulgação dos resultados, quando a companhia deve apresentar números acima do esperado.

O grande fator positivo é que as caronas parecem estar se recuperando antes mesmo da retomada mais contundente das atividades turísticas, que costumavam representar um fator relevante na mobilidade em volta dos aeroportos.

Considerando também a evolução do negócio de delivery de comida – que explodiu em 2020 devido às restrições de circulação – já começamos a acreditar que a companhia pode sair fortalecida da crise.

O maior risco está na regulação trabalhista em algumas regiões, que pode frear a expansão dos negócios e detratar as margens da operação vigente.

Um outro risco, também combinado ao primeiro, é a extensão do tempo necessário para atingir o ponto de equilíbrio operacional (break even).

A Uber ainda não gera lucro, tampouco caixa, e o mercado pode começar a se perguntar se a avaliação dos preços das ações não foi longe demais.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Resultado da Uber do 1T21.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

O Copom endurece o jogo

O Banco Central (BC) divulgou, nesta terça-feira (22), a Ata da reunião de número 239 do Copom (Comitê de Política Monetária), realizada nos dias 15

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

Tributação de dividendos

O ministério da Economia bateu o martelo sobre a proposta de tributação de dividendos, a ser enviada dentro das alterações no sistema tributário de renda,

Read More »
Levante Ideias - Google
E eu com isso

Google investigado na Europa

A Comissão Europeia abriu mais uma investigação antitruste para avaliar se o Google (GOOG) violou as regras de concorrência da União Europeia ao favorecer seus

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel