Levante Ideias - TSE

TSE vai julgar chapa

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) irá julgar, na próxima terça-feira, duas ações que pedem a cassação do mandato do presidente Jair Bolsonaro e de seu vice, Hamilton Mourão. O presidente do tribunal, Luís Roberto Barroso, incluiu as duas ações na pauta da sessão da próxima terça, retomando o julgamento que se iniciou em novembro de 2019, mas foi interrompido após o ministro Edson Fachin pedir vistas (mais tempo para analisar o processo).

Os pedidos de cassação foram apresentados com o objetivo de apurar se ataques cibernéticos que derrubaram a página do Facebook “Mulheres Unidas contra Bolsonaro”, na época da eleição, visaram beneficiar o então candidato à Presidência pelo PSL no pleito de 2018.

A corte é composta por sete magistrados. São três ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), dois ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois advogados indicados pelo próprio STF. O primeiro voto, do relator Og Fernandes, foi pelo arquivamento de ambas as ações. Em seu voto, Og afirmou que as investigações não foram conclusivas e que o ataque não seria suficiente para alterar o resultado do pleito. Argumentou também que uma cassação de mandato deveria ter amparo em situações excepcionais e somente ser aplicada na presença de provas contundentes de crime eleitoral – não é o caso.

Após o ministro Fachin devolver as ações para pauta, Barroso acertadamente decide liquidar o assunto. É quase dado que o TSE não irá condenar a chapa Bolsonaro-Mourão nas duas ações, com a maioria dos ministros seguindo a linha de raciocínio do relator Og. Dessa forma, não há risco nenhum para o governo e o julgamento deve ser apenas protocolar para os mercados.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Votação de projeto contra “fake news” é adiada

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.