Levante Ideias - Trump

Trump surpreende

Benedito Valadares (1892-1973) governou Minas Gerais por 12 anos, um recorde. Em homenagem a ele batizou-se a cidade de Governador Valadares. Raposa política, uma de suas muitas frases era: “Eleição é que nem mineração. A gente conversa depois da apuração”. Alerta prudente contra os “já ganhou” e as decisões baseadas em pesquisas, a frase de Valadares pode ser lembrada enquanto ainda se contam os votos do pleito nos Estados Unidos. A maioria dos institutos e da grande imprensa dava como certa uma vitória arrasadora da oposição democrata. Falava-se até em “onda azul”, com a oposição ganhando a Presidência e o Senado e mantendo a Câmara dos Deputados. Porém, com a apuração tendo varado a madrugada, a vantagem do candidato democrata Joe Biden reduziu-se significativamente. Estados-chave, como Florida, Texas e Ohio, elegeram Donald Trump. A Pensilvânia, outro estado importante, ainda está contando os votos.

Sempre é preciso lembrar que a dinâmica da eleição presidencial americana é muito diferente da brasileira. Para ganhar, o candidato não tem de ter a maioria dos votos – em 2016, Hillary Clinton teve 3 milhões de votos a mais do que Trump, e perdeu. Para ser conduzido à Casa Branca, o candidato tem de ter o maior número de delegados que vão, indiretamente, indicar seu nome, com um mínimo de 270 delegados. Para isso, ele tem de ganhar em alguns estados-chave, com muitos delegados. Os mais importantes são Texas, Califórnia e Flórida. No início da manhã desta quarta-feira, a contagem estava apertada. Joseph Biden liderava com 227 votos, e Trump tinha 213. Além disso, vários candidatos republicanos ao Senado foram eleitos ou reeleitos com facilidade.

A principal preocupação dos investidores não é tanto o resultado do pleito, mas quando ele será oficialmente conhecido – e reconhecido. Além da eleição por delegados, o sistema eleitoral americano tem muitas particularidades. É possível votar pelo correio, uma alternativa muito popular devido à pandemia do coronavírus. É possível votar antecipadamente. E nesses processos é possível haver extravio de votos. Ou seja, são grandes as probabilidades de uma contestação jurídica, com duração e resultados imprevisíveis (Leia mais abaixo em Política). Enquanto o eleito não for conhecido, a tendência será de enorme expectativa.

INDICADORES – A produção da indústria nacional avançou 2,6 por cento em setembro, na comparação com agosto. É a quinta alta mensal seguida, eliminando as perdas de 27,1 por cento acumuladas em março e abril, quando o setor registrou o patamar mais baixo devido ao distanciamento social adotado para controle da pandemia. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A produção industrial superou em 0,2 por cento o patamar pré-pandemia. Em relação a setembro de 2019, a indústria cresceu 3,4 por cento, interrompendo dez meses de resultados negativos seguidos nessa comparação.

A manhã começou com os contratos futuros do Ibovespa e do índice americano S&P 500 em alta. Porém, esta quarta-feira será um dia de volatilidade elevada e o comportamento do mercado dependerá muito do noticiário americano.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - NFT
E eu com isso

Os NFTs são a arte do lucro

NFT parece ser a sigla de um título público. Algo como Notas Financeiras do Tesouro. Nada disso. NFT é a abreviatura de Non-Fungible Tokens, ou

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

PEC dos precatórios

Nesta quinta-feira (16), a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados votou e aprovou, por 32 votos a 26, a PEC (Proposta

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.