A TOTVS (TOTS3) anunciou ao mercado nesta terça-feira (09/03), durante seu evento para investidores, o TOTVS DAY, a aquisição da plataforma de CRM e marketing digital RD Station. A intenção de comprar a companhia já havia sido anunciada ao mercado em Janeiro, porém até então a Locaweb (LWSA3) ainda estava na disputa.
A companhia pagou 1,86 bilhões de reais por 92 por cento da RD Station, resultando em um valor da empresa de 2 bilhões de reais, acima das especulações iniciais sobre a negociação que girava em torno de 1 bilhão de reais em janeiro.
A RD Station foi fundada em 2011 em Santa Catarina, hoje a startup já tem como investidores grandes nomes globais como TPG Growth, DGF Investimentos, Redpoint e-ventures, Astella Investimentos, Endeavor Catalyst e Riverwood Capital. Este último atualmente é o controlador da companhia e foi responsável por um aporte de 200 milhões de reais em 2019, o valor mais alto já investido em uma empresa de SaaS (do inglês “software como um serviço”) da América Latina.
Depois de um processo de expansão geográfica iniciado em 2018, a RD Station hoje já opera em mais de 20 países, com cerca 25 mil clientes e apenas 700 funcionários, o que evidencia seu potencial de escalabilidade. A companhia possui uma receita prevista para 2021 de 206 milhões de reais, apresentando um crescimento médio anual composto (CAGR) de 46 por cento desde 2016.
E Eu Com Isso?
Acreditamos que a notícia é positiva para a TOTVS. O segmento de marketing digital se apresenta como uma nova fonte de crescimento para a companhia e acreditamos que é uma boa forma de alocar o caixa que a companhia havia acumulado desde a disputa frustrada com a Stone pela aquisição de sua maior concorrente Linx. Esperamos impacto positivo no preço das ações da companhia (TOTS3) no curto e no longo prazo, refletindo o potencial da nova aquisição dentro da companhia.
O segmento de marketing digital ainda é relativamente pouco explorado na América Latina, com as grandes empresas procurando soluções mais completas e caras de empresas globais como a Salesforce (CRM) e Hubspot (HUBS). Desse modo, o mercado de pequenas empresas torna-se uma oportunidade, já que a presença digital de qualquer negócio é atualmente importante.
Durante o evento para os investidores da Totvs, o atual presidente da RD Station, Eric Santos, ressaltou o potencial da companhia com a expansão internacional e enxerga um potencial de 1,6 milhão de clientes 5 bilhões de dólares de receita para a companhia no futuro
Para a TOTVS, a aquisição representa a abertura de uma nova frente de negócios chamada Business Performance, para complementar suas frentes de Gestão e Techfin. A adição do novo segmento, complementar aos demais, deve trazer grandes benefícios para a companhia, gerando novas possibilidades de cross-sell, isto é, vendas adicionais para sua base atual de clientes, bem como aumentando a fidelização desses clientes, uma vez que vão depender ainda mais dos sistemas da companhia.
A TOTVS já é líder no setor de software brasileiro há vários anos, inicialmente com seu setor hoje conhecido como Gestão, constituído de softwares para ajudar companhias a gerir seus negócios, como ERPs. A partir de 2018, a companhia iniciou sua entrada nos softwares financeiros acompanhados também de produtos de crédito e com isso iniciou um novo ciclo de crescimento.