Levante Ideias - TIM

TIM testa 5G em SP e RJ

Com o leilão das frequências de 5G cada vez mais próximo, com expectativa de ser realizado já em outubro, a TIM Brasil (TIMS3) já está se preparando para disponibilizar a tecnologia o mais rápido possível.

A companhia está realizando testes utilizando a tecnologia 5G “standalone”, nome dado para o uso da tecnologia com as frequências mais adequadas, forma que deve ser predominante no futuro, e também utilizando a forma não “pura” da tecnologia, que aproveita a infraestrutura do 4G já instalada.

Pelas regras do edital, deve-se começar a ter a tecnologia 5G disponível ainda esse ano nas principais capitais do país.

Apesar da expectativa, ainda falta resolver questionamentos sobre as regras do edital do leilão, especialmente os questionamentos do TCU (Tribunal de Contas da União), que devem ser resolvidos ainda nesta semana.

E Eu Com Isso?

Apesar de positiva, acreditamos que o 5G deve causar maior impacto no preço das ações da TIM Brasil (TIMS3), e em outros nomes no setor, somente após o resultado do leilão.

Dessa forma, esperamos que a definição das regras do edital, prevista para ainda essa semana, tenha algum impacto no setor como um todo, ajudando o mercado a enxergar o potencial de retorno para as empresas com a chegada da nova tecnologia.

A Telecom Itália, controladora da TIM Brasil (TIMS3), já possui a tecnologia do 5G na Europa, tendo adquirido as frequências de 3,5 GHz e 26 GHz, além de 700 MHz para 4G.

Além disso, a companhia já vem realizando diversos testes no país há algum tempo, o que deve ajudar na implementação da nova tecnologia ainda este ano.

Apesar de toda a empolgação com a chegada da nova tecnologia, vale ressaltar que a maior parte dos aparelhos de celular no país ainda não é habilitado para operar nas novas frequências.

Portanto, o uso de forma mais abrangente da tecnologia, mesmo nas capitais, deve demorar mais de um ano, requerendo que as companhias façam grandes investimentos em suas antenas e redes de fibra ótica no curto prazo pensando em lucros no longo prazo.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Resultados da TIM Brasil (TIMS3) do 2T21.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Bitcoin China
E eu com isso

BC chinês proíbe criptomoedas

A semana está terminando como começou, com notícias da China provocando turbulências no mercado financeiro. A diferença, desta vez, é que a volatilidade está ocorrendo

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.